Uma manada com cerca de 30 búfalos invadiram a rua Osvaldo Aranha, uma das principais de Montenegro. O fato inusitado ocorreu no final da manhã de quara-feira, 2, quando os animais conseguiram sair da propriedade próximo da antiga fábrica da Antárctica, percorrendo cerca de três quadras do bairro Olaria, no sentido lomba do Camboim/Centro.
De propriedade do montenegrino Fernando Fagundes, os búfalos conseguiram fugir da localidade de forma abrupta. “Foi na minha frente. Estouraram a cerca e passaram para a avenida, e eu na frente deles tentando atacar”, explica Fagundes. Fernando teve o apoio de amigos e da Brigada Militar para conter e recolher todos os animais. “Uma turma de 15 e 20 apareceram de carro, moto, a cavalo. O piazedo é bom, tirei o chapéu. Agora eu vi que não estou sozinho no mundo”, declara.
Moradora da rua Osvaldo Aranha há mais de 40 anos, Zenir Porto, viu toda a ação. “Passaram tudo correndo. Tinha uma porção de tropeiro; fez bastante barulho, uma gritaria e eles correndo”, conta. Apesar disso, Zenir relata que nenhum acidente ocorreu. “Coitado dos bichos não incomodaram, só passaram correndo”, diz.
Segundo informações da Brigada Militar, que foi acionada para ajudar no resgate, apesar de curioso, o fato não chega a ser uma novidade, já que esta não foi a primeira vez em que os animais saíram da propriedade e ficaram soltos pelas ruas do município. Com a ajuda da BM, os cavalarianos conseguiram resgatar todos os animais, que foram levados de volta para a propriedade em um caminhão. Nenhum dano material ou ferimentos – nem à eles e nem aos moradores – ocorreu.