Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, dia 8, portaria com a liberação de recursos para 16 cidades brasileiras afetadas por desastres naturais. Entre os Municípios contemplados com recursos do ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, está Brochier.
A Capital do Carvão Vegetal recebeu R$ 10 mil para comprar um tanque para transporte de água potável. O envio do recurso leva em consideração o decreto de situação de emergência publicado pela Prefeitura em 10 de janeiro deste ano por conta da estiagem. A situação foi homologada pelo Estado em 26 de janeiro. Já a União reconheceu a situação crítica em 1º de fevereiro.
Dos outros Municípios que decretaram situação de emergência na região, São José do Sul teve o seu decreto, feito em 8 de fevereiro, homologado pelo Estado em 1º de março e reconhecido pelo Governo Federal na segunda-feira, dia 6. Montenegro e Maratá também decretaram, em 17 de fevereiro e 30 janeiro, respectivamente, situação de emergência por causa da seca. No entanto, até o momento, seus decretos não foram homologados pelo Estado nem reconhecidos pela União. (ARH)