Ações buscam envolver a comunidade em prol do meio ambiente
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Brochier promoverá de 31 de maio a 4 de junho a Semana Municipal do Meio Ambiente. Com isso, diversas atividades estão sendo planejadas para engajar os munícipes em prol do meio ambiente.
Na segunda-feira, dia 31, como já é de praxe, ocorrerá o tradicional recolhimento de resíduos da linha branca no período urbano. Ao longo da semana, a equipe da secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SMAMAIC) visitará escolas para entregar aos alunos um exemplar da flor símbolo do Município, a Tagetes. Outra ação que deve ocorrer durante a semana é a publicação de materiais referentes ao meio ambiente nas redes sociais da Prefeitura.
Já na sexta-feira, dia 4, será o Dia do Descarte Correto. Na data serão recebidos vasilhames de vidro, óleo de cozinha usado, lixos eletrônicos e embalagens de agrotóxico (que passaram pela tríplice lavagem). A ação ocorre das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min, em frente à SMAMAIC. Quem fizer o descarte correto de seus resíduos ganhará uma muda de árvore nativa.
Além disso, acontecerá, em parceria com a Montepel, na mesma data e local do Dia do Descarte Correto, a primeira edição do Eco Pila em Brochier. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Montenegro e Pareci Novo e consiste na troca de latinhas, papelões, jornais e plásticos pelo Eco Pila de acordo com o peso do material entregue. Em Brochier, a moeda ecológica será aceita na Agropecuária Pilger, no Supermercado Vier, na Banca do Tiaguinho e na Das Bock Bier. Ela também é aceita em mais de 50 empresas de Montenegro.
De acordo com a servidora da SMAMAIC Mara Ana da Silva, as atividades propostas para a Semana Municipal do Meio Ambiente em Brochier buscam despertar a consciência da população sobre a preservação da natureza para manter a saúde do planeta e dos seres que nele vivem. “Essas atos demonstram que pequenas ações fazem a diferença para proteger os recursos naturais e evitar danos maiores ao meio ambiente”, reforça.