Brochier tem caso positivo para dengue

Paciente positivado é morador do interior e já está recuperado

A secretaria municipal de Saúde e Assistência Social de Brochier informou na terça-feira, 28, que o Município registrou um caso positivo de dengue. Conforme a titular da pasta, Mônica Aline Kerber Neis, o paciente está sem sintomas e é dado como recuperado. “Ele é morador de uma localidade do interior, onde a probabilidade de proliferação do mosquito é menor. Porém, relatou viagem para outros Municípios antes do início dos sintomas”, conta a secretária. O último caso de dengue no Município havia sido registrado em março de 2022.

Mônica reforça que no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes (LIRA), documento que visa medir a presente do mosquito transmissor da dengue e outras doenças nas cidades, não foram encontradas larvas de Aedes aegypti em Brochier. No entanto, isso não significa que a população pode deixar de lado os cuidados.

É sempre bom lembrar que o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. Por isso, é importante evitar focos de água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, acima de 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Algumas pessoas ficam assintomáticas e outras apresentam sintomas ainda mais graves, como hemorragia. Ao apresentar sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar um serviço médico.

Últimas Notícias

Destaques