Novo Paris e região estão sendo abastecidos com caminhão-pipa
A estiagem está causando problemas no abastecimento de água para consumo humano em Brochier e, por isso e outros danos causados pela seca, a Prefeitura deve decretar situação de emergência. O documento deve ser assinado nesta quarta-feira, dia 11. Por causa da estiagem, o abastecimento das caixas d’água que fazem a distribuição para as localidades de Novo Paris, Bela Vista, Chapadão e Paris Alto está sendo feito com caminhões-pipa.
De acordo com o secretário municipal de Administração e Fazenda de Brochier, Evandro Carlos Pereira, há dois poços em Novo Paris que estão com a capacidade de abastecimento abaixo do necessário. “A gente já queimou duas bombas lá porque baixou (o nível de água) abaixo do nível da bomba”, revela. A área afetada engloba cerca de 300 ligações, o que representaria aproximadamente mil pessoas.
“Vivemos uma situação que jamais ocorreu aqui no Município. É grave, eu diria gravíssima”, diz o secretário. Segundo Evandro, além de garantir o abastecimento das localidades afetadas com caminhão-pipa, o Executivo brochiense já está buscando estudos geológicos para a abertura de um novo poço para abastecer a região. “Mas isso não é assim tão rápido e precisa dos estudos técnicos e geológicos da possibilidade disso”, alerta.
Por isso, Evandro reforça a necessidade de a população fazer o uso consciente da água. Ele lembra que a Prefeitura, em suas redes sociais, já realizauma campanha de conscientização pela economia de água. “Se cada munícipe economizar um litro de água por dia isso já vai dar mais de seis mil litros por dia de economia”, destaca. Ele salienta que a situação pode piorar caso não haja economia e a volta das chuvas.
“Ainda não estamos fazendo racionamento, mas depende o que acontecer e a tendência é que essa seca piore”, alerta o secretário. “Então, cada um de nós deve fazer a sua parte, porque vivemos, sim, um momento inédito dentro do Município”, reforça Evandro.