A Brigada Militar do Rio Grande do Sul tem no sistema Avante uma de suas principais ferramentas para combater delitos. Embora com déficit no efetivo, a BM conta com dados armazenados na base do programa para saber onde e em que horários ocorrem o maior número de delitos, e com isso consegue agir de forma preventiva.
A Polícia orienta a população para que também use a tecnologia como aliada e evite cair em golpes e assaltos. Explicações como estas foram dadas na manhã desta terça-feira, 4, durante a solenidade de abertura da Operação Avante Papai Noel 2018, na praça Rui Barbosa, em Montenegro.
A aposentada Marli Teresinha Caetano, de 70 anos, passou pelo local enquanto os policiais da BM estavam reunidos para a cerimônia de lançamento da Operação. Ela costuma tomar diversos cuidados quando se desloca pelo Centro, mas afirma que se sente mais protegida vendo o acréscimo no policiamento das ruas. “Acho ótimo, me sinto segura. Escondo bem o dinheiro e vejo bem quem está à volta”, comenta.
Marli considera Montenegro uma cidade tranquila, mesmo assim não descuida de sua proteção. Na hora de fazer compras em farmácias, lojas e supermercados nada de andar pela rua com muito dinheiro, a cidadã prefere usar cartão.
De acordo com o comandante do Comando Regional de Polícia Ostenciva do Vale do Caí (CRPO/VC), tenente-coronel Alexandre Brite da Silva, a Operação visa dar atenção especial a esta época do ano na qual há grande circulação de pessoas e dinheiro nas ruas. “Seguindo indicadores do sistema Avante, estamos orientando as pessoas e reforçando o policiamento nos locais mais movimentados”, conclui.