Brigada Militar reforça a segurança nas áreas de comércio

PERÍODO de grande circulação de dinheiro exige cuidados para evitar delitos

O aumento da presença de policiais militares nas ruas já pode ser percebido em Montenegro e nas demais cidades de abrangência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí (CRPO/VC) – assim como no restante do Estado. Isso porque dezembro é época da Operação Papai Noel. Lançada oficialmente nessa segunda-feira, 6, a Operação da Brigada Militar tem como objetivo dar mais segurança para consumidores e comerciantes nesta época de final de ano.

O recebimento do 13º salário e as tão esperadas compras de presentes para o Natal, injetam dinheiro na economia e aguçam a cobiça dos criminosos. “A Operação Papai Noel tenta manter a paz social para as que as pessoas possam andar nas ruas com mais tranquilidade, e para que os comerciantes possam trabalhar com mais segurança”, explica o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Oberdan do Amaral.

Andréa Kirch, gerente de uma loja de produtos de beleza localizada no Centro, considera de grande importância o aumento do policiamento neste período do ano. “Acho válido por que é uma época de grande circulação de pessoas. Seria bom se essa Operação durasse o ano inteiro”, diz.

Em Montenegro, os policiais estão posicionados, estrategicamente, em locais de maior movimento, no Centro e na grande Timbaúva. O comandante Oberdan destaca que, além de prevenir crimes contra o comércio e as pessoas em compras, a Operação busca combater crimes de estelionato, como o golpe do bilhete premiado e a venda de produtos que prometem “fazer milagres”. “Por mais que estejamos na época de Natal, os adultos têm que saber que Papai Noel não existe. Se alguém aparecer com propostas tentadoras, comunique a Brigada Militar”, diz o oficial.

A Brigada Militar e os lojistas possuem um canal direto para comunicação através do whatsApp, o que agiliza a denúncia de fatos suspeitos. Quando um comerciante nota algo estranho, avisa os policiais da sala de Operações para que tomem as medidas cabíveis.

A aposentada Maria da Silva, de 72 anos, dispensou a companhia da filha para ir às compras. Para ela, a presença dos PMs e o autocuidado são suficientes para espantar pessoas de má fé. “Acho ótimo ter esses policiais andando por ai, me sinto segura”, afirma.

Previna-se contra assaltos
– Para servidores, aposentados e pensionistas a recomendação da Brigada Militar é: não retire integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados.

– Funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Isso evita que seja feita uma emboscada por alguém que conhece os hábitos da possível vítima.

– Evite carregar altas quantias na rua. Volumes de notas e moedas no bolso chamam a atenção dos ladrões. Não use joias de grande valor, e também colocar muitas. E não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

– Caso seja abordado, jamais reaja. É muito comum o roubo ser praticado com outros criminosos fazendo a “cobertura” em locais estratégicos, em relação a quem anuncia o assalto, procure imediatamente um policial mais próximo da área ou ligue para o 190.

Últimas Notícias

Destaques