PMs de Montenegro e Triunfo participaram de resgate de caminhão roubado
O subcomandante e chefe do Serviço de Inteligência do 5º Batalhão da Polícia Militar de Montenegro (5º BPM), Oscar Bessi, passou por momentos de apreensão e risco no final da tarde da última quinta-feira, 30. Após agir de forma precisa, ele e o sargento Ávila, da BM de Triunfo, conseguiram recuperar a carga roubada de uma empresa do município de Novo Hamburgo. O ataque ocorreu horas antes na divisa dos municípios de Montenegro e Triunfo.
Bessi relata que estava reunido com Ávila na sede do 5º Batalhão quando recebeu a informação de que um caminhão com carga roubada teria sido rastreado nas proximidades de Triunfo. Foi então que ele e o sargento resolveram ir até o local apontado pelo sistema de rastreamento para checar a ocorrência.
Conforme o capitão, encontrar o objeto de busca foi fácil. O veículo estava guardado em um galpão ao lado de uma propriedade, em área afastada do centro da zona urbana. Logo na chegada, o oficial foi alertado pelo companheiro de farda que se tratava da residência de um indivíduo ligado a crimes de furto de gado.
Sem saber o que encontrariam pela frente, ambos concordaram em chamar reforço, mas antes que conseguissem comunicação acabaram sendo vistos e tiveram que escolher entre ficar para tentar desvendar o que acontecia no galpão ou ir embora de mãos vazias. Eles ficaram, mas a partir daí as coisas pioraram.
O subcomandante do 5º BPM conta que logo no início o companheiro acabou entrando em confronto físico com um homem que estava no galpão. O cenário era desfavorável à ação de apenas dois policiais. Enquanto tentava ajudar o amigo a se desvencilhar da luta com o bandido, Oscar notou barulhos vindo do lado de fora do galpão. Ao verificar o que se tratava, ele presenciou disparos de arma de fogo em sua direção. Os tiros partiram de um veículo com vidros escuros que logo fugiu.
O capitão teve de optar entre ficar no galpão e ajudar o colega ou ir atrás do veículo — momento de maior tensão. Mas como a vida do sargento poderia estar em risco, ele ficou.
A ação culminou com duas prisões. O policial acredita que ao menos três tenham conseguido escapar. O caso foi conduzido à DPPA do Vale do Caí. No local, constatou-se que os indivíduos são suspeitos de envolvimento com uma quadrilha acusada de promover crimes de roubo de carga em diversas cidades da região.