Brigada Militar quer implementar Escolinha de Trânsito em Montenegro

EDUCAR para proteger. Comunidade pode ajudar através de doações

O 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), de Montenegro, quer implementar uma Escolinha Itinerante de Trânsito. A iniciativa consiste em levar materiais, equipamentos e aprendizado, até as escolas, para que de forma lúdica os estudantes possam adquirir ou aumentar seus conhecimentos sobre o trânsito. Contudo, para o projeto sair do papel e se tornar realidade é necessário que a comunidade colabore.

A Escolinha de Trânsito precisa de itens como lombada, sinaleira, cones, faixa de pedestre e placas, entre outros. As contribuições já estão ocorrendo. O Grupo Contransin, unidade Sul, realizou a doação de um semáforo, já a Bike Sul irá fornecer uma bicicleta. Mas, ainda faltam diversos materiais, como motos e carrinhos elétricos e bicicletas. Pessoa física ou empresas podem doar itens, diretamente no 5º BPM, ou valores, através da conta do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).

A ideia de criar uma campanha para arrecadar os materiais necessários ao desenvolvimento do projeto surgiu através de conversas entre o diretor de Turismo de Montenegro, Jaime Büttenbender, e membros da corporação. “O Jaime sugeriu criar essa campanha e envolver a comunidade. Quem tiver equipamentos usados, em bom estado, pode nos doar”, salienta o comandante do 5º BPM, tenente-coronel Oberdan do Amaral.

“A aquisição desses equipamentos poderia ser feita com verba pública, mas o processo burocrático pra isso acontecer seria demorado. Queremos que logo as crianças possam ter acesso a esse trabalho”, explica Jaime.

Durante a 1ª edição da Fenacitrus, realizada em junhos deste ano, o 27º Batalhão da Polícia Militar emprestou equipamentos, utilizados no município de Feliz para que a comunidade de Montenegro pudesse conhecer o projeto Escolinha de Trânsito da BM. No município vizinho, o projeto foi feito pela BM e a Administração Pública fez a aquisição dos materiais.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o comprometimento das crianças para que o trânsito se torne mais seguro para todos. Segundo o projeto, medidas repressivas, como fiscalização e lavratura de autos de infração de trânsito possuem efeito limitado no que tange à prevenção. Por isso, a Brigada Militar acredita que educar seja o melhor caminho para prevenir os riscos causados no trânsito.

A meta inicial é atender, por mês, em torno de 30 crianças com idade entre cinco e 12 anos. “As crianças são multiplicadoras de conhecimento. O que elas aprenderem na Escolhinha de Trânsito, certamente, irão replicar junto aos seus pais, e cobrar para que eles façam o que é correto”, aponta Oberdan.

Conforme o tenente-coronel, o projeto também tem como objetivo aproximar a comunidade e a Brigada. Ele cita que alguns pais usam o nome da instituição para colocar medo nas crianças quando estão agindo de forma errada e que isso acaba por criar uma barreira que distancia os pequenos e a Polícia. “Não queremos que as crianças cresçam temendo a Polícia. Elas precisam saber que podem contar conosco”, diz Oberdan.

Saiba como doar
Para doar valores
Banco do Brasil agência 318-2, Montenegro
Conta-corrente 65814.6
Conselho Comunitário Pro-Segurança Pública – CONSEPRO.
Pix CNPJ 91.693.119/0001-42
OBS: Ao fazer doação em dinheiro, o doador deve informar que a quantia é destinada ao projeto da Escolhinha de Trânsito. Isso pode ser feito por e-mail ([email protected]) ou telefone: 51 3632-4436 ou 190

Para doar equipamentos
O 5º BPM fica localizado na rua Albano Coelho de Souza, nº 291, Bairro Progresso – Montenegro

Últimas Notícias

Destaques