A Brigada Militar de Montenegro prendeu um homem acusado de participação no assassinato de Vanderlei dos Santos, conhecido como “Vande Vaqueiro”, de 48 anos. O crime ocorreu no dia 29 de dezembro do ano passado, no Morro da Formiga. A equipe do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) abordou o veiculo Fiat Tipo, com placas de Sapucaia do Sul, na avenida Ernesto Pop próximo ao Corpo de Bombeiros . Os policiais utilizaram o sinal sonoro e o giroflex, mas o condutor não obedeceu a ordem de parada e iniciou uma fuga.
Após cerco policial, Anderson Dorneles Andrade, conhecido como “Gaia”, foi detido na avenida Júlio Renner, a Via II, perto da Central de Polícia do Vale do Caí. Foram cerca de três quilômetros de perseguição. Em consulta ao sistema, foi constado um mandado de prisão preventiva contra o homem. Ele foi recolhido ao sistema prisional.
A prisão aconteceu na madrugada de sábado para domingo, dias 21 e 22, mas só foi divulgada na manhã dessa segunda-feira, dia 23. Participaram da abordagem o sargento Bettega e os soldados Pedroti, Dannenberg e Israel.
No dia 5, o adolescente A.R.G., de 17 anos, também apontado como autor da morte, foi localizado e apreendido pelos agentes da Seção de Investigação da 1ª Delegacia de Polícia, com apoio de policiais da com apoio de policiais da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Confira matéria completa na edição impressa do Jornal Ibiá desta terça-feira, dia 24.