Mesmo com a multidão presente no Parque Centenário durante os dez dias de atrações da Festa dos 150 anos de Montenegro, não foi registrado nenhum incidente e delito.
A organização do evento fez um balanço, avaliando que o resultado foi acima do esperado. Para a Prefeitura, mais de 80 mil pessoas prestigiaram as variadas atrações, todas sem cobrança de ingresso. Já a Brigada Militar calculou um público ainda maior. Conforme a BM, o público estimado foi de 129.500 pessoas. Destaque para o show da banda Raça Negra, na última sexta-feira, que teve recorde de público, com cerca de 30 mil pessoas no Centenário numa única noite. A noite do reggae, com Chimarruts e Maskavo, também teve grande participação. E um grande público também esteve no último domingo, no Bailão dos 150 anos. O público total só não foi maior porque no primeiro final de semana, que teve shows de Jota Quest, Vitor Kley e João Neto & Frederico, teve muita chuva.
A Brigada Militar e a Guarda Municipal faziam, a cada dia, estimativas de público considerando o tamanho do Centenário e sua ocupação. A segurança do evento teve a contratação de uma empresa para garantir total tranquilidade aos frequentadores. Revistas e diversas ações de prevenção foram realizadas dentro e fora do parque. Destaque, ainda, para o apoio da Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual.
Chegou a ser instalada uma plataforma de observação elevada, com uma viatura de monitoramento de imagens e de reconhecimento facial que usa o banco de dados fornecidos pelos órgãos de segurança pública. O sistema recebe imagens de quaisquer fontes e localidades onde há câmera integrada à Secretaria de Segurança Pública do Estado para o espelhamento na plataforma. Os operadores monitoram a movimentação do público e auxiliam o trabalho das forças policiais, identificando as situações de risco que podem ocorrer no local.
Conforme a BM, em sua totalidade foram empregados cerca de 55 policiais militares e 20 viaturas policiais, para o policiamento ostensivo. Já a Prefeitura utilizou doze guardas municipais por turno e contratou 70 seguranças de uma empresa particular. O resultado foi que não houve qualquer incidente, sem registros de brigas, furtos e roubos.
Mais eventos
Para o prefeito Gustavo Zanatta, a participação do público confirma a importância da festa e a celebração de um momento histórico. “Tivemos um número de pessoas maior que a própria população montenegrina. Fizemos uma festa para nossa gente, mas também atraímos pessoas de outras cidades e até estados, trazendo alegria e movimentando nossa economia”, avalia Zanatta. O prefeito também fez questão de elogiar o esquema de segurança que garantiu tranquilidade para o público se divertir. “A segurança foi o ponto principal. Foi montada uma ótima organização”, parabeniza.
O Parque Centenário está passando por um processo de revitalização, com várias obras. E com melhor estrutura, além de proporcionar a prática de esportes, lazer e entretenimento, vai ser palco de mais eventos. Entre 16 e 25 de junho acontece a 2ª edição do São João do Montenegro – o Maior São João do Sul do Brasil, com mais uma programação repleta de atrações, entre shows, apresentações de danças, parque de diversões, feira comercial e industrial, praça de alimentação e muito mais. E será mais um evento com entrada franca. E o vice-prefeito Cristiano Braatz lembra que terá um evento especial de comemoração do Dia Mundial do Rock, em julho, além de outros, com expectativa de mais grandes shows. Com melhor estrutura, incluindo anfiteatro, o objetivo é resgatar o Parque Centenário como palco de eventos. E para isso a segurança é fundamental.