60 vagas foram abertas para empresas de Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita
Principal empresa do Polo Petroquímico de Triunfo, a Braskem firmou parceria com o Sebrae e vai oferecer consultorias gratuitas em gestão para pequenos negócios da região. 60 micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI’s) poderão se inscrever no projeto, que é totalmente sem custos e vai contemplar organizações de Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita. Receberão capacitações online em áreas como finanças, pessoas, marketing e planejamento estratégico.
“O projeto atende à visão da Braskem do desenvolvimento sustentável e de sempre apoiar a região onde ela está presente”, explica o gerente de Relações Institucionais da empresa, Daniel Fleischer. “Nós sabemos como a pandemia afetou todo mundo. A Braskem apoiou gaúchos e gaúchas com a doação de cestas básicas, kits de limpeza e mais de 800 mil máscaras doadas pra Defesa Civil e hospitais do Estado, mas não podemos esquecer que os micro e pequenos empresários também sofreram muito com o impacto da pandemia. O objetivo é de, realmente, desenvolver a região como um todo.”
Analista de projetos da Sebrae Metropolitana, Cleverton Luis da Rocha explica que as inscrições já estão abertas, no portal do projeto, até o dia 30 de setembro; ou, antes, até serem fechadas as 60 vagas. Não há restrição à atividade da empresa, apenas à categoria empresarial, com o limite de atendimento às organizações com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões.
A partir de outubro, então, os inscritos começarão a ser contatados por equipes do Sebrae para a realização de um diagnóstico de seus negócios; ferramenta que vai apontar as principais demandas do empreendimento. Traçadas as necessidades, o empresário poderá escolher até 19 horas de consultorias online em diferentes temas; que estarão disponíveis até fevereiro do ano que vem.
“Além disso, ele vai ter seis palestras, uma de liderança, uma de marketing, uma da parte de inovação e duas de finanças. São temas de extrema importância”, adiciona Rocha. Os assuntos das consultorias foram todos definidos em cima dos diagnósticos promovidos pelo Sebrae com empresas do Estado desde o ano passado. Tinham como fim avaliar as principais necessidades dos empreendedores diante da pandemia. “Foi como chegamos a essa parceria”, destaca o analista da entidade.
As consultorias oferecidas
Estratégia e planejamento:
- Modelagem de negócios – 8 horas
- Planejamento empresarial- 16 horas
- Revisão do planejamento empresarial – 10 horas
Finanças:
- Controles financeiros básicos – 8 horas
- Indicadores de resultado econômico e financeiros – 10h
- Gestão do fluxo de caixa – 12 horas
- Gestão de compras e estoques – 12 horas
- Planejamento financeiro – 14 horas
- Plano de gerenciamento de crises – 12 horas
Pessoas:
- Políticas de gestão de pessoas – 16 horas
- Treinamento e desenvolvimento – 10 horas
- Remuneração variável – 12 horas
- Gestão de conflitos – 12 horas
- Desenvolvimento de lideranças – 14 horas
Marketing e vendas:
- Estratégias de comunicação – 10 horas
- Plano de marketing – 14 horas
- Planejamento e gestão de vendas – 20 horas
- Política comercial – 14 horas
- Marketing digital – 18 horas
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