Braskem e Sebrae lançam projeto para fortalecer pequenos negócios da região

60 vagas foram abertas para empresas de Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita

Principal empresa do Polo Petroquímico de Triunfo, a Braskem firmou parceria com o Sebrae e vai oferecer consultorias gratuitas em gestão para pequenos negócios da região. 60 micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI’s) poderão se inscrever no projeto, que é totalmente sem custos e vai contemplar organizações de Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita. Receberão capacitações online em áreas como finanças, pessoas, marketing e planejamento estratégico.

“O projeto atende à visão da Braskem do desenvolvimento sustentável e de sempre apoiar a região onde ela está presente”, explica o gerente de Relações Institucionais da empresa, Daniel Fleischer. “Nós sabemos como a pandemia afetou todo mundo. A Braskem apoiou gaúchos e gaúchas com a doação de cestas básicas, kits de limpeza e mais de 800 mil máscaras doadas pra Defesa Civil e hospitais do Estado, mas não podemos esquecer que os micro e pequenos empresários também sofreram muito com o impacto da pandemia. O objetivo é de, realmente, desenvolver a região como um todo.”

Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem

Analista de projetos da Sebrae Metropolitana, Cleverton Luis da Rocha explica que as inscrições já estão abertas, no portal do projeto, até o dia 30 de setembro; ou, antes, até serem fechadas as 60 vagas. Não há restrição à atividade da empresa, apenas à categoria empresarial, com o limite de atendimento às organizações com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões.

A partir de outubro, então, os inscritos começarão a ser contatados por equipes do Sebrae para a realização de um diagnóstico de seus negócios; ferramenta que vai apontar as principais demandas do empreendimento. Traçadas as necessidades, o empresário poderá escolher até 19 horas de consultorias online em diferentes temas; que estarão disponíveis até fevereiro do ano que vem.

“Além disso, ele vai ter seis palestras, uma de liderança, uma de marketing, uma da parte de inovação e duas de finanças. São temas de extrema importância”, adiciona Rocha. Os assuntos das consultorias foram todos definidos em cima dos diagnósticos promovidos pelo Sebrae com empresas do Estado desde o ano passado. Tinham como fim avaliar as principais necessidades dos empreendedores diante da pandemia. “Foi como chegamos a essa parceria”, destaca o analista da entidade.

As consultorias oferecidas

Estratégia e planejamento:

  • Modelagem de negócios – 8 horas
  • Planejamento empresarial- 16 horas
  • Revisão do planejamento empresarial – 10 horas

Finanças:

  • Controles financeiros básicos – 8 horas
  • Indicadores de resultado econômico e financeiros – 10h
  • Gestão do fluxo de caixa – 12 horas
  • Gestão de compras e estoques – 12 horas
  • Planejamento financeiro – 14 horas
  • Plano de gerenciamento de crises – 12 horas

Pessoas:

  • Políticas de gestão de pessoas – 16 horas
  • Treinamento e desenvolvimento – 10 horas
  • Remuneração variável – 12 horas
  • Gestão de conflitos – 12 horas
  • Desenvolvimento de lideranças – 14 horas

Marketing e vendas:

  • Estratégias de comunicação – 10 horas
  • Plano de marketing – 14 horas
  • Planejamento e gestão de vendas – 20 horas
  • Política comercial – 14 horas
  • Marketing digital – 18 horas

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