Brasil passa pela Sérvia e vai enfrentar o México

Copa do Mundo. Vitória por 2 a 0 garante o Brasil na liderança do grupo. Jogo das oitavas é na próxima segunda-feira

A Seleção Brasileira está nas oitavas de final da Copa do Mundo! Depois de passar sufoco em alguns momentos da partida, o Brasil superou a Sérvia por 2 a 0 nesta quarta-feira e avançou para a próxima fase como líder do grupo E. Com gols de Paulinho, no primeiro tempo, e Thiago Silva, na metade da etapa final, a equipe do técnico Tite chega confiante à fase eliminatória da competição.

Os primeiros 45 minutos do duelo entre brasileiros e sérvios começaram amarrados, com os europeus levando mais perigo ao gol brasileiro. Porém, após um grande lançamento de Philippe Coutinho, aos 35 minutos, o volante Paulinho antecipou o goleiro adversário, deu um toque sutil na bola e transformou a apreensão dos torcedores em euforia. A vantagem devolveu ao time brasileiro a tranquilidade no confronto.

Seleção Brasileira está garantida nas oitavas de final e encara o México na próxima segunda-feira. Foto: divulgação Getty Images

No segundo tempo, a Sérvia se obrigou a atacar, já que precisava da vitória para garantir classificação. E assustou, principalmente na bola aérea. O goleiro Alisson não demonstrou segurança, mas a defesa teve papel de destaque e não deu espaços para o ataque sérvio. Aos 22 minutos, Thiago Silva aproveitou escanteio cobrado por Neymar e cabeceou para o fundo do gol, aumentando a vantagem do Brasil na partida.

O gol foi um golpe na tentativa de reação da Sérvia, que não teve forças para descontar. Com o 2 a 0 no placar, o time brasileiro apenas tocou a bola e administrou o escore até o apito final. O goleiro adversário impediu por duas vezes que Neymar deixasse sua marca nos instantes derradeiros.
Garantido nos matas, o Brasil agora se prepara para enfrentar o México nas oitavas de final. A partida acontece na próxima segunda-feira, às 11h, na cidade de Samara.

Um “mar” verde e amarelo na Praça
Na tarde desta quarta-feira, dezenas de torcedores acompanharam a partida da Seleção contra a Sérvia, na praça Rui Barbosa. Um telão instalado pelo Sesc Montenegro atraiu diversas pessoas ao local. Trajadas de verde e amarelo, elas torciam ansiosas pelo Brasil.
Entre expressões nervosas, rostos pintados e mãos que gesticulavam apreensivas, o tão esperado grito de gol preso na garganta veio em uníssono – duas vezes.

Antes do jogo, o burburinho era grande de quem se arriscava a dar palpites sobre o placar — a maioria deles a favor do time brasileiro. Débora Cristine Schu Nunes, 34 anos, reservou suas energias positivas e foi vibrar junto com a amiga Priscila de Oliveira Vargas. Proprietária de uma loja, ela fechou o estabelecimento para ver o Brasil jogar. “Estou acompanhando os jogos do Brasil. E arrisco que hoje a Seleção vence por 3 a 1. E eu fico muito nervosa assistindo as partidas”, salienta.

E foram gritos e pulos de quem veste fervorosamente a camisa. Já a amiga Priscila, mais contida, porém não menos angustiada, arriscou um 2 a 1 para a Seleção Brasileira. “Tenho acompanhado essa Copa e, inclusive, assisti a partida da Alemanha. Fiquei feliz que perderam. Bem feito para eles, pois golearam nosso time por 7 a 1 em 2014”, pontua.

As oitavas de final começam no próximo sábado, mas a fase de grupos da Copa ainda não terminou. Nesta quinta-feira, quatro partidas encerram a etapa inicial do torneio. Pela manhã, às 11h, Senegal e Colômbia medem forças em Samara por uma vaga – ou duas – na próxima fase. Os africanos dividem a liderança com o Japão, com quatro pontos. Já os colombianos golearam a Polônia na última rodada e chegam motivados para conquistar a vaga no jogo decisivo.

O Japão precisa de um empate contra a Polônia, no mesmo horário, para garantir vaga nas oitavas. Às 15h, as já classificadas Inglaterra e Bélgica duelam pela liderança do grupo G. As duas equipes estão empatadas em pontos, gols feitos e saldo de gols. O confronto das eliminadas Tunísia e Panamá fecha a fase de grupos do Mundial.

Últimas Notícias

Destaques