Copa do Mundo. Favoritas ao título se enfrentam por uma vaga nas semifinais
Uma batalha de ótimas gerações vai parar o País na tarde desta sexta-feira. Em duelo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo, Brasil e Bélgica medem forças por uma vaga entre as quatro melhores seleções do planeta. Quem passar, fica a apenas duas partidas do grande objetivo: o título mundial. Enquanto a Seleção Brasileira busca sua sexta taça, os belgas lutam para conquistar seu primeiro mundial. O jogo ocorre em Kazan e inicia às 15h.
Dos dois lados, craques em todas as posições. As duas equipes contam com jogadores que atuam no mais alto nível da Europa. O Brasil aposta em Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus. Os belgas têm em De Bruyne, Hazard e Lukaku suas maiores esperanças para conquistar a Copa do Mundo. A equipe europeia, inclusive, possui o ataque mais poderoso do torneio, com 12 gols feitos em quatro jogos até agora. Por outro lado, o Brasil tem a melhor defesa (junto com o Uruguai), com apenas um gol sofrido.
Comandado pelo gaúcho Tite, o Brasil vem crescendo de produção no Mundial. Líder do grupo E com sete pontos, a equipe verde e amarela despachou o México nas oitavas de final com uma vitória por 2 a 0, sem maiores sustos. Porém, a seleção perdeu uma peça fundamental para o jogo desta sexta-feira. O volante Casemiro recebeu o segundo cartão amarelo na última partida e cumprirá suspensão automática contra a Bélgica. Fernandinho entra em seu lugar.
Essa não será a única mudança no time brasileiro para o desafio de hoje. Na lateral-esquerda, o talentoso Marcelo está recuperado de um espasmo na coluna e reassume a titularidade. Com isso, a provável escalação do Brasil tem Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Diferente da Seleção Brasileira, os belgas não têm nenhum desfalque para o confronto, mas devem ter uma mudança no meio-campo. Autor de um dos gols da virada histórica sobre o Japão na fase anterior, Fellaini deve assumir a titularidade na vaga do atacante Mertens. Desta forma, a Bélgica deve atuar com Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Meunier, Witsel, Fellaini, De Bruyne e Carrasco; Hazard e Lukaku.
Por que a geração belga é tão badalada?
Em sua 13ª participação na Copa do Mundo, a Bélgica ainda persegue seu primeiro título. A melhor participação do país no torneio foi em 1986, quando ficou na quarta colocação. Entretanto, muito se fala da qualidade do grupo atual, tido como a melhor geração belga da história. Pressionados, os craques De Bruyne, Hazard e Lukaku, além dos excelentes Courtois, Kompany e Mertens, tentam comprovar na Copa da Rússia toda a badalação que vêm recebendo nos últimos anos.
O técnico espanhol Roberto Martínez comanda uma equipe poderosa no ataque e vulnerável na defesa. A Bélgica está invicta há 22 partidas, mas não enfrentou as principais potências mundiais nesse período. Ou seja, é uma seleção qualificada e que conta com várias estrelas, mas não é um bicho-papão, tampouco imbatível. “Será um jogo difícil, a Bélgica tem um time forte. O Brasil deve tomar cuidado com o Hazard, ótimo jogador, cria muitas jogadas. Aposto em 2 a 1 para o Brasil”, analisa o torcedor Matheus Ferreira, 20 anos.
Na expectativa por ver o Brasil campeão mundial pela primeira vez, já que não se recorda do penta, Matheus não tem grandes referências sobre a Bélgica. “Não sei o que destacar. Sei é da Europa, mas não lembro com quais países faz divisa. Tomara que o título venha, está próximo, mas é complicado. Tem seleções fortes na disputa ainda, como Uruguai e França”, aponta.
O marataense Maico Schmitt também não tem muitas informações sobre o país que encara o Brasil hoje, mas ressalta a qualidade da seleção belga. “Não conheço muito sobre a Bélgica, sei que é um país pequeno da Europa. Mas a seleção é uma das mais faladas desde o começo da Copa, tem vários jogadores que atuam na Inglaterra. Eles estão há mais de 20 jogos sem perder, tem jogadores muito bons como De Bruyne e Mertens, além do goleador Lukaku”, frisa.
Apesar da qualidade belga, Maico acredita em uma vitória do Brasil nesta sexta. “Temos um elenco melhor e destaques individuais que fazem a diferença, como Neymar, Firmino, Coutinho e Marcelo. O povo brasileiro tem mania de criticar e cobrar demais seus líderes, tanto na seleção como no dia a dia, fora do futebol. Temos que incentivar mais as pessoas, a gente não sabe como é dentro de campo. Se o Neymar ganha milhões, é mérito dele, que batalhou para chegar até lá”, conclui.