CAPACITAÇÃO. Treinamento aborda noções Básicas de Atendimento Pré- Hospitalar no Ambiente Escolar
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul está com inscrições abertas para o Curso de Noções básicas de Atendimento Pré-Hospitalar no Ambiente Escolar. A capacitação é voltada para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino das redes pública e privada. As aulas ocorre em modo de Educação a Distância (EAD). As inscrições devem ser realizadas no site https://ead.cbm.rs.gov.br/. São disponibilizadas 200 vagas.
O Curso de Noções básicas de Atendimento Pré-Hospitalar no Ambiente Escolar é uma iniciativa que cumprimento determinação da Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, a chamada Lei Lucas. Essa lei torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de escolas de ensino públicos e privado, de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
O objetivo principal do curso é quem deseja se capacitar para que possa atuar na primeira abordagem de uma vítima de acidente, prestando os primeiros socorros. É importante que os cuidados iniciais sejam prestados de forma correta para evitar complicações. “O objetivo é dar o conhecimento básico aos professores para que possam atender situações mais simples que acontecem nas escolas, como um engasgamento, um ferimento, ou até mesmo uma fratura”, explica o comandante do Corpo de Bombeiros de Montenegro, tenente Glaiton Silva Contreira.
O curso contém informações que irão orientar os funcionários e servidores dispostos a ser um socorrista em situações de urgência ou emergência dentro do ambiente escolar. A capacitação tem duração de 20 horas/aulas, todos os alunos deverão realizar questionários de avaliação, e obter, no mínimo, média 6,0. Para realizar as atividades é obrigatória a conclusão da leitura do material didático que será disponibilizado ao inscrito.
O comandante Contreira destaca a importância do projeto por se tratar de algo institucionalizado, que chegará a todos os municípios do Estado . “Junto ao projeto Bombeiro na Escola se torna o carro-chefe das ações nesse sentido. Essa plataforma era aguardada desde o ano passado e agora está sendo lançada de forma efetiva”, comemora.
Saiba mais
A Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, é uma homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas, no estado de São Paulo.
Desde então, Alessandra Zamora, mãe do menino, iniciou um movimento pela obrigatoriedade de as escolas oferecerem cursos de primeiros socorros aos funcionários.
A Lei Lucas prevê que os cursos de primeiros socorros sejam ofertados anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados. O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.