ESTIAGEM favorece incidência em áreas com vegetação seca
Os bombeiros têm tido muito trabalho para combater os vários casos de fogo em mato. Conforme o responsável pelo comando dos bombeiros em Montenegro, sargento Ricardo Viegas de Mattos, o número de ocorrências aumentou consideravelmente devido à estiagem, já que a vegetação está bastante seca, facilitando a propagação das chamas. E mesmo com a chuva dos últimos dias, o risco ainda é grande, já que o calor deve continuar e não existe previsão para o fim da seca.
Só no último sábado, dia 21, os bombeiros montenegrinos atenderam quatro casos, a maioria no interior. No final da manhã foram chamados em razão de incêndio em vegetação na localidade de Bananal, em Pareci Novo. Já de tarde duas ocorrências em Passo da Serra. E os bombeiros estavam apagando o fogo em mato na localidade de Fortaleza quando começaram a receber vários chamados devido aos danos causados pelo temporal do meio da tarde de sábado. “Chegou a ter oito incêndios em vegetação no mesmo dia”, informa o sargento Mattos, calculando que a média tem sido de quatro chamados por dia. Só neste mês de janeiro, em três semanas ocorreram 39 registros.
Como muitas vezes os incêndios ocorrem em locais de difícil acesso, como morros, o trabalho fica bem mais difícil, pois não tem como chegar próximo com caminhões e mangueiras. Os bombeiros têm que utilizar abafadores para combater os focos. “É um trabalho muito complicado e desgastante”, ressalta Mattos.
A estiagem também tem provocado escassez de água, o quê acaba restringindo à ação dos bombeiros no combate as chamas em vegetação, procurando priorizar para ocorrências mais graves. A intenção é instalar duas grandes cisternas no quartel, com capacidade para captar cerca de 40 mil litros de água da chuva, garantindo uma reserva. Atualmente um dos caminhões também está em manutenção e somente um está disponível para atender as ocorrências.
Como evitar
Mattos alerta a população sobre o perigo do fogo em mato, que além dos danos ambientais pode atingir animais, casas e até pessoas. Ele cita as queimadas, que podem fugir ao controle, assim como bituca de cigarro ainda acesa jogada da janela do carro e resíduos de vidro que refletem o sol forte e podem iniciar as chamas.
Entre as dicas de prevenção, para evitar incêndio em vegetação, estão: não fazer queimada em hipótese alguma, evitar acúmulo de lixo e manter pátios limpos perto das casas, não jogar bituca de cigarro na vegetação e orientar crianças para não brincar com fogo. Em caso de emergência deve ser feito contato com o telefone 193.