Os Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí realizaram um treinamento de técnicas de Busca e Salvamento em Edificações. A instrução faz parte da formação continuada da equipe, segundo o comandante Anderson Jociel da Rosa.
“Frequentemente nosso pessoal está em formação. Cada semana a formação continuada tem um tópico diferente”, explica o comandante. Oito instrutores se revezam na formação dos bombeiros, de forma que cada um ministre treinamentos de acordo com sua especialização. “Hoje nós somos a única equipe especializada em mergulho do Vale do Caí e uma das únicas de salvamento técnico vertical”, afirma Anderson.
O treinamento contínuo é fundamental para que a equipe esteja sempre preparada para realizar os resgates. “Nem todas as áreas são praticadas sempre aqui na região, então a gente está em constante treinamento para que, quando precisar, estejamos prontos”, diz o comandante.
Busca de especialização
Segundo o comandante, a equipe sempre é enviada para realizar cursos de formação fora.
No início do mês de junho, o bombeiro voluntário e instrutor do Departamento de Ensino, Cássio Moraes, esteve na cidade de Votorantim (SP) para especialização. No município paulista, Moraes realizou os cursos de Resgate Técnico Vertical Avançado – RTVA, e Operações de Acesso e Resgate com Cordas – OARC.
Em maio, dois bombeiros estiveram no Paraguai, fazendo curso avançado de Combate a Incêndios Estruturais, nível 3 e 04. Em dezembro haverá a última etapa do curso, que será a formação de instrutores. O curso foi organizado pela Escuela Internacional de Incendios Estructurales.
Em outubro, dois voluntários irão a Portugal participar de outro treinamento.