00O Grupamento Especial de Busca e Salvamento retoma nesta manhã as buscas por Natãn Mariano. O morador do bairro Industrial, de 26 anos, pulou no Rio Caí por volta das 10h30min do domingo, no píer em frente ao Clube Caça e Pesca. Inicialmente foi dito que o jovem havia ido pescar, mas surgiu dúvida quanto a sua entrada na água, pois não saberia nadar.
Uma testemunha tentou salvá-lo, mas Natan, que era obeso, submergiu e não foi mais visto. Os Bombeiros de Montenegro deram o primeiro atendimento, acionando imediatamente os mergulhadores de Porto Alegre. O soldado Anderson Estivalete informou que foram 4h30min de mergulho, nas quais cada um dos dois agentes realizou uma varredura.
A operação somou assim cerca de 2000m² cobertos, entre o local do desaparecimento e o mirante no fim do Cais do Porto das Laranjeiras. A água turva foi uma das dificuldades, 00obrigando aos “homens rã” realizar busca cega, na qual reconheciam o ambiente e objetos somente pelo tato. Essa situação era agravada pelo fundo cheio de pedras e galhos.
A forte correnteza do domingo foi outro complicador, não descartando a hipótese do corpo ter sido arrastado para longe. Estivalete assinalou ainda o esgotamento físico da guarnição como determinante para, por volta das 19h30min, suspender a busca. Além disso, o pôr do sol interferia na segurança dos agentes.