Bombeiro usa Manobra de Heimlich para salvar bebê de 7 dias, engasgado

“PENSEI em meu filho. Eu não poderia perder aquela vida”, diz o soldado sobre o atendimento pré-hospitalar

Na última sexta-feira, 22, por volta das 23h, a corporação dos Bombeiros Militares de Montenegro recebeu um pedido de socorro muito especial. Com o filho de apenas uma semana de vida nos braços, um cidadão chegou desesperado ao quartel. O bebê apresentava bloqueio nas vias aéreas e precisou passar pela Manobra de Heimlich para voltar a respirar. A agilidade e união da guarnição de serviço foi fundamental para o êxito do atendimento buscado pela família, que mora próximo ao local.

Os pais do menino não quiseram falar sobre o ocorrido. O soldado Magno Dorneles Medeiros participou do atendimento pré-hospitalar e explica os detalhes desta história. “Já era tarde, o portão estava fechado quando ouvimos a buzina e fomos ver do que se tratava”, conta o soldado. “Quando cheguei na garagem, vi um rapaz segurando uma criança. Abrimos o portão e fui correndo até lá”, detalha.

O atendimento foi prestado durante a noite da última sexta-feira. Foto: Bombeiros Militares de Montenegro

Assim que o soldado se aproximou do veículo o pai lhe entregou o bebê. O corpinho da criança estava mole, sem reações. Quando começou a ouvir o homem dizer que o recém-nascido havia engasgado com leite o soldado, imediatamente, deu início à Manobra de Heimlich. A primeira “massagem” foi aplicada no escuro, perto do carro. Na sequência, o soldado andou até a garagem onde há boa iluminação. “Pensava que poderia ser meu filho naquela situação. A família confiou a nós o filho deles, tínhamos que fazer todo o possível para salvar aquela vida”, acrescenta Dorneles.

Enquanto o soldado realizava o procedimento, os demais colegas agiam para não perder tempo. Ao perceber sinais de recuperação na criança, o soldado Edson Vieira se encarregou de checar os sinais vitais. Os soldados Tiago Pinheiro e Francine Dotta também participaram do atendimento. “Enquanto eu aplicava a Manobra, o pessoal entrou em contato com o Samu. Eles foram muito rápidos e logo chegaram aqui, em uma viatura de suporte avançado, com médico. Fizeram um excelente trabalho”, conta o militar.

“A função do bombeiro é estar preparado para atendimentos de urgência e emergência, seja no combate a incêndios ou em salvamentos de pessoas e animais”, diz o sargento Ricardo Viegas de Mattos, responsável pela corporação local. “A população deve saber que, se precisar, é só procurar o quartel que será atendida. O Corpo de Bombeiros tem a missão de salvar vidas”, acrescenta Mattos.

O menino foi examinado pelo médico do Samu e encaminhado para atendimento no Hospital Montenegro. O bebê passa bem. “É uma alegria muito grande saber que essa criança vai ter a oportunidade de crescer. Acredito muito em Deus, penso que fui abençoado por estar aqui naquele momento e poder fazer o bem para o próximo”, diz o bombeiro sobre a experiência.

Manobra de Heimlich
A Manobra de Heimlich consiste em um adulto, treinado para isso, colocar o bebê de bruços em cima do braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Depois, a criança é virada de barriga para cima, ainda no braço do adulto, que repete o mesmo número de compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Essa Manobra faz parte do treinamento recebido pelos bombeiros durante o processo de formação.

Imagem: reprodução internet

Últimas Notícias

Destaques