Bom Princípio confirmou mais nove casos do Covid-19, nesta sexta-feira,19. No total são 52 casos positivos, dos quais 46 são tidos como curados. O município informa que uma pessoa está internada em situação estável, em um hospital de Caxias do Sul. Também em um hospital da cidade serrana, ocorreu a morte de uma paciente que estava internada para tratamento oncológico e acabou contraindo o novo coronavírus.
A vítima, uma mulher de 77 anos, foi internada antes do surgimento da pandemia da Covid-19 no Brasil. Esta semana foi constatada a existência do vírus nos exames realizados, todavia o óbito tem relação com as doenças pré-existentes.Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bom Princípio, no atestado médico para a causa da morte foram descritos todos os sintomas apresentados pela paciente nos últimos dias, constando também a existência da contaminação por coronavírus.
Uma análise realizada pela Vigilância Sanitária do Estado, em conjunto com o Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacem), irá apontar se o óbito será incluído na lista dos pacientes mortos por Covid-19 no Rio Grande do Sul. O resultado deve ser informado logo mais, no boletins sobre casos de coronavírus emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (Ses).
ATUALIZAÇÃO – No boletim desta sexta-feira, 19, a SES não contabilizou nenhum óbito entre morador de Bom Princípio. FIM DA ATUALIZAÇÃO
Desde o começo da semana, Bom Princípio está sinalizado com a bandeira vermelha dentro do Distanciamento Controlado determinado pelo Governo do Estado, sendo necessária observância e cumprimento de maiores restrições decretadas pela esfera superior de governo.
A confirmação de um exame faz com que os pacientes fiquem em quarentena ainda assim não pondo em risco a saúde pública. Quando o exame confirma ou nega a presença do Covid-19 o paciente já não tem mais sintomas. Mas a prevenção é sempre fundamental.
O município está aumentando o número de exames e isso explica o aumento do número de casos, pois somente onde são realizados exames é possível constatar a existência de casos. Foram realizados até o momento 472 exames, destes 412 negativos. Oito casos ainda estão em análise. Dentre os novos casos positivos há alguns que foram descobertos através dos exames rápidos adquiridos pelo município.