Policiamento. Atuação tem como principal meta coibir as explosões de caixas eletrônicos localizados nas agências dos 19 municípios do Vale do Caí
O Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Santa Maria está, desde a madrugada de terça para quarta-feira, realizando patrulhas especiais para prevenir ataques a bancos no Vale do Caí. Atuação é desenvolvida por duas equipes cada uma com dois policiais. Uma cobre a área do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Montenegro, e a outra a do 27º BPM, com sede em São Sebastião do Caí.
A ideia é realizar um rodízio nas madrugadas, para que nenhum dos municípios fique desprotegido. A “Operação Avante combate ao roubo e furto de estabelecimentos bancários” seguirá por tempo indeterminado.
De janeiro a agosto, foram registrados, no Valei do Caí, seis atentados a agências bancárias, sendo quatro consumados com o uso de explosivos. “O nosso foco são as explosões, pois dificilmente temos tido roubos a banco na região. Na maioria dos casos, eles chegam na calada da noite, explodem os caixas, pegam o dinheiro e vão embora”, comenta o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí (CRPO), major João Luís Machado.
O destacamento dos policiais da região Central para atuarem aqui foi determinado pelo Comando-geral da Brigada Militar e levou em conta o fato de o efetivo nestas bandas já estar bastante reduzido.
O gerente de relacionamento da agência da Caixa Econômica Federal de Montenegro, Edson Vanzing, ressalta como relevante a iniciativa. Ele também salienta que, em municípios onde existem policiamento ostensivo, as quadrilhas não atacam. “Não há dúvida, quanto mais segurança tivermos melhor. É extremamente válido, principalmente em cidades menores onde os arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos são mais frequentes”, acredita Vanzing.
Programa Avante busca novas estratégias
O Programa Avante, implementado pelo Comando-Geral da Brigada Militar e no qual a operação no Vale do Caí está inserida, busca estabelecer novas diretrizes estratégicas para a Instituição, que balizam as ações de longo prazo na busca da melhoria do serviço oferecido aos cidadãos. Para que isso ocorra, foi adotada a gestão por resultados, que envolve todos os brigadianos para atingir essa meta de qualificação.
Novo comandante do CRPO
Natural de Porto Alegre, o major João Luís Machado assumiu o comando do CRPO Vale do Caí no dia 12 de setembro. Na capital gaúcha, o último cargo que ocupou foi o de diretor do Departamento Administrativo. Também no município foi ajudante geral e chefe de pessoal do Comando de Policiamento da Capital. Além disso, trabalhou no Comando Regional do Litoral. O oficial ingressou na corporação em 1987.