O concurso público para ingresso na Brigada Militar, na graduação de soldado, nos termos da Lei nº. 12.307, utilizará como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O anúncio foi feito pelo comandante geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’lago.
Os parâmetros para utilização da nota do Enem no processo de seleção ainda serão estabelecidos e posteriormente serão divulgados em edital pela corporação. Os termos do edital serão elaborados pelo Departamento de Ensino (DE), o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Departamento Administrativo (DA) da Brigada Militar.
O coronel Andreis destacou a importância da iniciativa que transforma o curso de Formação de Soldados em um curso superior. Segundo ele, o objetivo de utilizar a nota do Enem no exame intelectual do concurso foi atender o princípio de economicidade e celeridade no processo de recrutamento e seleção.
“Fica resguardada a prioridade ao direito de ingresso aos aprovados no último concurso público para ingresso na Brigada Militar na graduação de soldado, realizado no ano de 2014, que teve seu resultado final homologado nos termos do Edital DA/DRESA nº SD-P 59/2014, publicado no Diário Oficial do Estado nº 246/2014, de 19 de dezembro de 2014, enquanto estiver vigente, nos termos da Portaria SSP nº 249/2016, publicada no DOE nº 207, de 31 de outubro 2016, que prorrogou sua validade por mais dois anos”, informou a assessoria da Brigada.