A Brigada Militar está em ação, realizando o policiamento ostensivo em frente aos abrigos públicos, para assegurar a segurança da população que se encontra alojada temporariamente até poder retornar às suas residências atingidas pela enchente. Além disso, a BM vem intensificando o patrulhamento, tanto com barcos como pelas ruas e estradas, para coibir crimes como furtos em residências nas áreas atingidas pela inundação.
Como muitas pessoas deixaram suas casas, houve denúncias de que estariam ocorrendo furtos nas moradias. Por isso foi intensificado o policiamento nestes locais, inclusive com a utilização de barcos quando ainda estava ocorrendo a enchente. E chegaram a ocorrer prisões, como de acusados de furto em loja. De acordo com a Brigada, é crucial a presença dos policiais nesse patrulhamento para proteger os bens e a integridade das pessoas em momentos de vulnerabilidade. Por isso a BM atua 24 horas por dia, visando garantir a ordem pública e a segurança.
Durante o período de enchente, a Brigada Militar também atuou no resgate e apoio às famílias atingidas. Os policiais militares trabalharam em conjunto com outras forças de segurança e serviços de emergência no atendimento aos afetados pelas cheias.