A reportagem do Ibiá circula pelos principais pontos de avanço do Rio Caí pela região, reiterando que o trânsito de veículos pela ERS-124 – entre Pareci Novo/ São Sebastião do Caí e Harmonia – está totalmente bloqueado na comunidade do Matiel. O bloqueio foi feito junto à Sociedade Cultural Esportiva Várzea do Pareci; com desvio feito pela Transcitrus, passando por Harmonia. A cidade vizinha inclusive também fechou a 124, e o acesso agora somente pela ERS-122 a partir de Portão.
No Centro de Pareci Novo apenas uma rua tem presença de água, mas ainda é transitável, com o nível do rio avançando no ponto conhecido como “Santinha”. Entre Várzea e Matiel tem diversas propriedades assim, com acesso tomado pela água; sendo que na área alagada da rodovoa os moradores relatam avanço contínuo do rio.
Boletim do CPRM/Sace das 7h30min na Barra de Montenegro informa nível do Rio Caí em Montenegro alcançando os 6m59cm, avanço de 9cm em uma hora. Até está manhã de terça-feira já somam 253 pessoas desalojadas na cidade, total de 62 famílias resgatadas pela Defesa Civil, Prefeitura e Bombeiros Militares (gabinete de crise), destas 58 abrigadas em casas de familiares ou amigos, e o restante alojadas no Parque Centenário e no Recreo.
Em São Sebastião do Caí – ponto de monitoramento da Barra do Caí as 8 horas – 13m12cm, avanço de 16cm em uma hora. O Município contabiliza hoje 59 famílias desabrigadas; sendo 55 alojadas no ginásio do bairro Rio Branco e quatro no Quilombo.
De acordo com a Defesa Civil de São Sebastião do Caí, na cidade da Feliz o nível se encontra estável desde a meia-noite de segunda para terça, com as últimas horas indicando uma redução no seu nível. No entanto, existe a possibilidade de que o nível em São Sebastião do Caí possa alcançar os 14 metros.
Atenção: bloqueio da ERS-124 também em Harmonia