Mulheres e homens que moram no Lar Sagrada Família, em Montenegro, recebem um ânimo a mais com um bingo promovido por voluntárias aposentadas da cidade. Brindes são doados pela comunidade e servem de prêmio aos participantes que vão completando as cartelas.
Há oito anos, Hedi Thomsen reuniu amigas aposentadas que são voluntárias no projeto, que ocorre em quatro lares de idosos da cidade. Os brindes também são arrecadados por Hedi. Para o final do mês, um cinema será montado na sala de convivência. O filme ainda não foi escolhido, mas a participação de idosos de outros lares já está garantida.
Na tarde de ontem (14), as vovós e o único vovô do grupo disseram que a ação faz a tarde passar mais alegre e com entretenimento. Romilda Lindholz da Silva, 81 anos, mora no lar e não enxerga, o que não a impede de participar da brincadeira. “Elas (voluntárias) marcam pra mim e eu participo”, afirma entre risos.
Presidente da Associação do Lar Sagrada Família, Maria Alice da Silva afirma que o bingo melhora significativamente a autoestima dos idosos e promove algo muito importante a eles: a integração entre os moradores do lar e entre a comunidade. Atualmente 30 pessoas residem no Sagrada Família, que recebe contribuições das famílias dos residentes. No entanto, quem quiser realizar doações pode ir ao local, na rua Coronel Apolinário de Moraes, 1535.