Biblioteca Pública faz festa de aniversário na praça

A Biblioteca vai à praça nesta sexta-feira, dia 25, para comemora seus 73 anos de criação. A festa na Rui Barbosa tem parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e Sesc (Serviço Social do Comércio) que trará o caminhão-palco do projeto Recrearte; e com a Livraria Intelectual, com promoção de livros. Para as crianças haverá brinquedos infláveis, contação de histórias e espetáculos. O palco do caminhão receberá ainda o Coral Sesc Maturidade Ativa.

O tradicional projeto “Troca-Troca de Livros” também está na praça durante todo o dia. A diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, professora Maria Terezinha Kraemer Canello, a “Nica”, fala com entusiasmo destas ações para conquistar novos leitores. E agora é uma nova fase, após a instalação precária no Parque Centenário. No espaço reformado do Centro Cultural de Montenegro (rua Capitão Cruz) está o acervo de 50.000 obras, incluindo duas estandes com 182 títulos em Braille (ou audiodescrição), um oferta pouco conhecida, que possui inclusive obras clássicas como o Pequeno Príncipe.

No térreo está a Biblioteca Infantil. O responsável é o estagiário da Uergs Leonardo Giongo, que, até este mês, havia recebido 1.210 pequenos leitores nos projetos Hora do Conto e Visita Guiada. No saguão está também o Museu Literário Elita Ilza Leipnitz Griebeler, com rico acervo histórico dos jornais de Montenegro e região; livros raros e reserva fixa de escritores montenegrinos. O espaço, sob controle da bibliotecária Alexandra Flores, guarda também o acervo de seu criador, o advogado, escritor e político montenegrino Helio Alves de Oliveira.

Quando era vereador, o intelectual defendeu a importância de uma biblioteca, que levou a lei nº 209/ 25 de novembro de 1949. O prefeito da época José Pedro Steigleder, ams coube a prefeita Maria Madalena Bühler decretar o nome da Biblioteca em honra ao seu idealizador. O patrono é o poeta, jornalista e teatrólogo montenegrino Glauco Flores de Sá Brito (nomeado em 1974)

Criando leitores: alunos da Emei Pingo de Gente aproveitando o tapetinho do espaço da Hora do Conto
Foto: Arquivo/ Instagram @bibliotecamontenegro

Conforto com espaço de leitura e wifi
Entre as iniciativas, o servidor Luciano Marcos Paes destaca ainda o totem digital com sugestões no balcão de entrada; e o “Cantinho de Leitura”, um local relaxante para quem não quiser levar o livro ou não quiser esperar chegar em casa para mergulhar em aventuras e conhecimento. Com 10 anos e trabalho na sede do Centro, Paes esteve na criação do Telecentro Timbaúva, única extensão da Biblioteca Pública, com empréstimos e projetos.

E Nica avisa que o próximo passo será a instalação de wifi gratuito aos leitores, possibilitando ampliar também as pesquisas on-line. Claramente, a equipe, que conta com o Administrativo de Luciana Steffen, foca nos jovens, travando uma luta com a internet. A diretora recorda que há alguns anos a Biblioteca chegou a ter 22 funcionários, e seus corredores e mesas viviam lotados. “Quando se pesquisava nas enciclopédias, como a Barsa”, recorda Nica.

Uma forma de trazer os jovens tem sido as visitas guiadas de escolas. Em outubro a disciplina de Língua Portuguesa da Escola Estadual Técnica São João Batista trouxe suas turmas de primeiro ano. “Tinha alunos que nunca tinham vindo aqui”, revela Nica. Esse tipo de ação tem resultado em jovens abrindo ficha para utilizar a Biblioteca.

Empréstimos até outubro 2022
Infantil: 456
Adulto: 1.105

Horários na festa
9h30min – Contação de História
14h30min – Parabéns a Você
17 horas – encerramento
*a rua São João terá trânsito em meia-pista no largo da praça para colocação do caminhão do Recrearte, a partir das 8 horas

Últimas Notícias

Destaques