FUTSAL. Equipe montenegrina superou a AERFS em duelo eletrizante
Em um jogo tenso, equilibrado e emocionante no ginásio do Sesi, o Bela Vista abriu vantagem nas quartas de finais da Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal. Na noite do último sábado, 5, a equipe montenegrina superou a A.E.R. Faxinal do Soturno por 3 a 2, pelo jogo de ida da primeira eliminatória. No próximo sábado, dia 12, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez em Faxinal do Soturno, para definir quem avança às semifinais.
Os visitantes abriram o placar logo cedo, aos três minutos, com Giovani Bordin, após cobrança de falta ensaiada. Inclusive, a infração que originou o gol foi bastante contestada pelo time montenegrino. Aos seis, Wesley Ramos, o Lelinho, aproveitou erro do adversário na área e finalizou por baixo do goleiro para deixar tudo igual. A reação imediata mostrou que o Bela buscaria a vitória a qualquer custo.
Aos 10, os visitantes tiveram uma oportunidade de ouro para voltar a liderar o placar. Casca cometeu duas faltas seguidas na quadra de ataque, e o Bela excedeu o limite de infrações. Com isso, a AERFS teve tiro livre para cobrar. Porém, a finalização foi – muito – para fora. Depois disso, o Bela Vista marcou bem e não cometeu mais infrações na etapa inicial.
No último minuto do primeiro tempo, os donos da casa subiram a marcação e pressionaram o adversário. Alisson Rodrigues, o Cachopa, fez jogada individual pela esquerda e acertou a trave. Depois, Elivelton tentou três vezes, mas a defesa e o goleiro evitaram o gol. Na cobrança de escanteio, Lelinho achou Cachopa, que bateu cruzado e virou para o Bela, literalmente no último segundo da primeira etapa.
O gol no estouro do cronômetro encheu os montenegrinos de confiança. No segundo tempo, o Bela marcou na quadra ofensiva durante aproximadamente 10 minutos, incomodando o rival. Aos 12, os visitantes apostaram no goleiro-linha, mesmo com apenas um gol de desvantagem. A estratégia surtiu efeito imediato… para o Bela Vista. Aos 13, Cachopa roubou a bola na defesa, avançou livre e, sem goleiro, finalizou para marcar o terceiro do Bela.
No entanto, a AERFS voltou a encostar no placar aos 15, quando o pivô Felipe Suelo superou Luis em chute rasteiro. Na saída de bola, o Bela Vista errou, e Cachopa cometeu pênalti. Na cobrança, Luis Fernando acertou o canto e fez grande defesa, mantendo os montenegrinos em vantagem. O time de Faxinal do Soturno pressionou até o último instante, mas o Bela Vista segurou a vitória e garantiu a vantagem para o duelo decisivo.
Na próxima semana, os montenegrinos jogam por dois resultados na casa do rival. Uma nova vitória e um empate garantem a equipe nas semifinais. Se a AERFS vencer, o confronto vai para a prorrogação, e no tempo extra a equipe de Faxinal do Soturno tem a vantagem do empate, por ter feito melhor campanha na fase classificatória.
Capitão do Bela Vista, o fixo Felipe Quevedo exaltou o resultado obtido em casa e agradeceu a presença dos torcedores no Sesi. “Sabíamos que ia ser um jogo muito difícil, a equipe da AERFS é muito qualificada, é um time bem montado, com uma estrutura sensacional extracampo e dentro de quadra. Mas a gente está buscando nosso espaço no cenário do futsal gaúcho. Parabéns mais uma vez à nossa torcida, que compareceu em peso hoje”, valorizou.
“Agradecer também ao nosso grupo, à comissão e ao nosso presidente, que está fazendo de tudo para que as coisas aconteçam. E agradecer a Deus, por ninguém ter se machucado, nem do meu time, nem do adversário. Jogaremos pelo empate lá, mas vamos para ganhar”, complementou Quevedo.
Treinador valoriza o empenho dos atletas
Técnico do Bela Vista no jogo de sábado, Rafael Humberto comemorou a vitória e valorizou o esforço dos jogadores. “A gente estava com o grupo um pouco reduzido, mas quem estava em quadra fez o melhor. Isso foi importante. A gente começou marcando em cima, eles tiveram alguns erros e a gente soube aproveitar. Conseguimos virar no último segundo, e entramos no vestiário muito felizes, muito animados”, salientou.
Rafael analisou a estratégia do rival em utilizar o goleiro-linha desde os 13 minutos da segunda etapa e já projetou o confronto decisivo, em Faxinal do Soturno. “Acho que eles arriscaram tudo para conseguir um bom resultado aqui. Eles viram que os nossos atletas estavam um pouco desgastados. O que fizemos aqui, teremos que fazer em dobro lá. Temos consciência disso. Respeitamos demais o time deles. Como eles vieram aqui e deram o melhor deles, a gente vai até lá para fazer o nosso melhor”, concluiu.