Batalhão de Operações Policiais Especiais inicia atividades

O Rio Grande do Sul passa a contar de fato com um Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Brigada Militar. A cerimônia de instalação, ocorreu nessa quinta-feira, 17, e marca o início das atividades da unidade, instituída por decreto em dezembro de 2018. O evento oficializou também a mudança de designação dos três Batalhões de Operações Especiais (BOEs), que passam a serem denominados 1º, 2º e 3º Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque). As unidades estão localizadas nos municípios de Porto Alegre (1º), Santa Maria (2º) e Passo Fundo (3º).

O BPChoque da capital continuará com duas companhias de Polícia de Choque, com a fração Canil (responsável por todos os canis da BM no Estado) e com uma Companhia de Patrulhas Especiais (Patres). Os batalhões de Santa Maria e Passo Fundo manterão somente as atividades de Polícia de Choque.O efetivo do Bope englobará o do Gate, acrescido de uma estrutura de Estado-Maior. As ações serão subsidiadas pela seção de inteligência, visando o aumento da efetividade.

O embrião do que hoje é o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Brigada Militar (BM) surgiu em 1988, quando dois oficiais gaúchos foram enviados ao Rio de Janeiro para realizar o Curso de Operações Especiais da Polícia Militar fluminense. A motivação surgiu da necessidade de oferecer uma resposta que ultrapassasse as rotinas convencionais do policiamento ostensivo.

Últimas Notícias

Destaques