Barco no Caí deixou gostinho de “quero mais”

O evento turístico ‘Rota dos Imigrantes Navegação Rio Caí’ recebeu uma média de 300 passageiros entre sexta-feira, dia 25, e domingo, 27. No roteiro longo estiveram, em média, 90 pessoas; enquanto no roteiro curto mais de 220; entre montenegrinos e turistas de diversas cidades metropolitanas e da Serra. A presença do catamarã da BarCo Tur no Porto das Laranjeiras foi uma promoção inédita da agência Belo Sul, com apoio da Prefeitura Municipal e patrocinadores.

Morro São João Batista de um ponto de vista pouco acessível

A reportagem do Ibiá acompanhou a primeira viagem, que na manhã de sexta-feira, dia 25, partiu do píer turístico da Usina do Gasômetro em Porto Alegre, refazendo o trajeto histórico dos colonizadores italianos. Do cais de Montenegro partiram as famílias que colonizaram todas as cidades da Serra, como Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

A viagem de sete horas transcorreu em um Rio Caí de águas calmas, cercado em suas margens por elementos históricos, como as chaminés das olarias desativadas; e de uma fauna e flora que em alguns pontos dá impressão de ser quase intacta (veja box de fotos). A bordo música italiana para ritmar o café da manhã e o almoço. A ideia da diretora da Belo Sul, Andrisa Mariano, é que, além do clima histórico, a atração seja enriquecida pelos talentos da Cidade das Artes.

Nesta primeira experiência os viajantes foram agraciados com 25 artistas se apresentando embarcados e uma média de 45 no cais em terra. Entre as atrações esquete teatral; o tradicional Coral Vozes de Montenegro; a invernada do CTG Acácia Negra; o grupo de danças alemãs Blumentanzgruppe, de Pareci Novo; e o grupo de danças Afro Nossas Raízes, de Portão. Alguns ainda curtiram o city tur pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Estação da Cultura.

Fauna e flora pedem atenção ao longo dos trajetos

Beleza do Caí é o trunfo do trajeto
O entusiasmo das pessoas, inclusive de autoridades municipais, permitiu criar expectativa quanto ao retorno do catamarã da BarCo, mas também em relação a se tornar atração fixa. Em “live” no Instagram do Jornal Ibiá na partida da Capital, o diretor de Turismo, Jaime Büttenbender, apostou em temporada de verão em março, data que ainda não foi confirmada pele Belo Sul.

Quanto a fixação de uma empresa de navegação turística, declarou que “a semente foi plantada”, e que o Poder Público está sempre disposto a apoiar a iniciativa privada. “É um sonho ter todos os finais de semana um barco fazendo passeios”, confirmou. Andrisa explica que o plano inicial é por temporadas, contemplando as estações do ano e datas especiais. “Tudo é novo! Foi um teste e foi lindo! Muito lindo os passeios, superou as expectativas quanto a logística do roteiro e aceitação dos clientes”, comentou.

Últimas Notícias

Destaques