QUADRILHA usou discurso convincente para obter o cartão da vítima
O aposentado Arthur da Silva, de 67 anos, ainda não consegue entender como foi cair na conversa de um grupo de pessoas mal intencionadas, que o levaram a ser vítima de um golpe na última sexta-feira, dia 23. A quadrilha envolveu de tal forma o morador da rua Adelmo Boss, no bairro Industrial, em Montenegro, que ele só descobriu que havia caído em uma cilada quando já era tarde demais. Depois de ter R$ 4 mil transferidos da conta, Arthur teve de enfrentar a burocracia para obter um simples estrato bancário, e ainda não conseguiu.
O golpe teve início por volta das 12h15min de sexta-feira. Arthur recebeu uma ligação telefônica na qual uma mulher se identificou como funcionária de uma rede de lojas. A telefonista fingiu estar verificando a realização de uma compra em nome de Arthur. “Ela perguntou se eu estava fazendo compras com meu cartão Banricompras em uma loja de Porto Alegre. Respondi que não e que nem uso o cartão”, relata o aposentado sobre a conversa.
A falsa atendente orientou Silva bloquear seu cartão imediatamente. Ela disse ainda que entraria em contato com a agência bancária para agilizar o atendimento de Arthur. Pouco tempo depois, um homem entrou em contato dizendo ser funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o Banrisul e que iria providenciar o bloqueio da conta.
O homem pediu para o cliente confirmar dados como endereço e CPF, Arthur confirmou o logradouro mas, não forneceu dados de documentos. O falso funcionário disse que não havia problema, pois todas as informações constavam no cadastro de Arthur. Depois de alguns minutos, ele inventou outra história. “Disse que não tava conseguindo bloquear no sistema, mas que ia me ajudar. Disse para eu colocar meu cartão num envelope e que mandaria um rapaz buscar. Me alertou três vezes para que eu não fizesse isso para outra pessoa, que ele estava quebrando um protocolo do banco pra me ajudar”, detalha Arthur.
Quando o jovem chegou em frente à casa, a vítima perguntou se ele tinha identificação. “Ele puxou um crachá do bolso, tinha a foto dele, nome e a logomarca do banco, como eu ia imaginar que era falso?”, questiona o aposentado a si próprio.Certo tempo após o falso Office boy deixar o local, o outro farsante ligou para Arthur e disse que o bloqueio da conta tinha sido efetuado. O aposentado ficou tranquilo com a informação, mas não por muito tempo.
Na metade da tarde o celular de Arthur começou a receber mensagens informando sobre transferências bancárias. Ao todo, foram três transações nos valores de R$400,00. R$1 mil e R$3 mil. A vítima ligou para a agência e descobriu que havia de fato caído em um golpe. Ele solicitou o bloqueio da conta e procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registrar o caso. Lá foi orientado a fazer o boletim através da Delegacia Online.
Ele voltou para casa e tentou fazer o BO online, mas, como o crime envolve transferência de valores e cartão bancário, o sistema informou que a queixa deveria ser feita em uma delegacia física.
Dificuldade para conseguir extrato
No domingo, 25, Arthur retornou à DPPA para fazer o BO. Durante o atendimento, foi solicitado um extrato bancário para auxiliar na investigação sobre para onde foi o dinheiro transferido. Na manhã dessa segunda-feira, 26, o cliente bancário tentou marcar hora para ir à agência. Sem conseguir agendar por telefone, ele foi presencialmente ao local. Lá foi orientado a pegar o extrato no autoatendimento, só que, com a conta bloqueada não consegue fazer isso.
Arthur e um servidor do banco acabaram discutindo e, sem conseguir o documento que precisava para efetuar o registro de ocorrência, o cliente bancário voltou para casa de mãos abanando.
O que diz o Banrisul
Através de sua assessoria de comunicação o banco divulgou a seguinte nota sobre o caso: “Reforçando a importância do distanciamento social para conter o avanço da pandemia, o Banrisul informa que o atendimento presencial na rede de agências está sendo realizado exclusivamente por agendamento. Para agendar o atendimento, o Banrisul disponibiliza aos seus clientes o aplicativo Banrisul Digital e o site www.banrisul.com.br. O cliente pode acessar o APP Banrisul Digital e escolher a opção ‘Agendamento de Atendimento’ que está disponível na primeira tela de acesso em ‘Outros Serviços’.
Caso o cliente opte por realizar o agendamento no site, deve clicar na opção ‘Agende seu Atendimento’ na página principal do site.
Entretanto, casos excepcionais são tratados pela administração da agência pontualmente, conforme ordem de espera”.