ATRAVÉS do WhatsApp, criminoso solicitou pagamentos de boletos e depósito de dinheiro
Um estelionatário utilizou a foto do prefeito Gustavo Zanatta em seu perfil do WhasApp para aplicar golpe contra uma agência lotérica em Montenegro. O bandido solicitou o pagamento de uma série boletos e o depósito de uma quantia em dinheiro.
O golpe teve início na última quinta-feira, dia 2, quando a gerente da casa lotérica começou a receber mensagens do número 51 995189510, no qual aparecia a imagem do prefeito da cidade. Conforme depoimento da vítima à Polícia Civil, o farsante solicitou que a mesma realizasse diversos pagamentos de contas e um depósito via Mercado Pago.
A mulher relata que, ainda na tarde do dia 2, ela, ao lado de uma colega, realizou as transações que haviam sido pedidas pelo criminoso. O total em pagamentos de boletos e depósito chegou ao montante de R$ 63 mil.
Na manhã seguinte, 3, as funcionárias constataram que os terminais de atendimento da lotérica haviam sido bloqueados para atendimentos. Ao contatar a agência com a qual possuem convênio, a gerente foi informada que o bloqueio havia ocorrido devido às transações serem indevidas, com suspeita de golpe. A gerente registrou ocorrência na expectativa de ter acesso aos dados da pessoa que pode ter feito as solicitações e, também, dos emissores das notas fiscais.
O Prefeito tomou conhecimento do caso através do contato feito pela reportagem do Ibiá. Ele também pretende registrar boletim de ocorrência, já que teve sua imagem e nome mencionados de forma criminosa. “Eu jamais pediria dinheiro emprestado”, diz o chefe do Executivo. “Esse golpe não é novo, as pessoas têm que estarem atentas”, sublinha Gustavo. O prefeito alerta à população para que não caia neste tipo de fraude.
Para Zanatta, o fato de ser uma pessoa conhecida e de credibilidade na comunidade pode ter motivado o estelionatário a valer-se de sua imagem. “Temos a preocupação, principalmente, com os idosos. Para minimizar esse tipo de ação, fiquem espertos e denunciem”, orienta o Prefeito.
Também na sexta-feira, uma mulher perdeu R$ 987,00 ao pagar um boleto para uma pessoa que fingiu ser a filha dela. O golpe também foi realizado via troca de mensagens pelo WhatsApp. A vítima só ligou para a filha depois de ter efetuado o pagamento, momento esse que constatou ter sido lesada financeiramente.