Balões levam mensagens pelos Direitos Humanos

ATIVIDADE com alunos do Ensino Médio atende preceitos da Educação

O céu de Pareci Novo foi colorido no início da tarde desta segunda-feira, 12, pela iniciativa dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, em alusão ao Dia Nacional dos Direitos Humanos. Mas, muito mais do que cores, os 60 balões levaram palavras em favor da igualdade, da diversidade e de liberdade com direitos garantidos. As mensagens foram escritas pelos alunos do 1º, 2º e 3º Ano, na disciplina de História dos professores Luis Paulo Vogado e Luciane Rocha dos Santos.

A atividade extracurricular em frente à escola, no Centro da cidade, ficou a cargo da supervisora pedagógica Gabriela Rocha e da supervisora Rita de Cássia Simões de Oliveira. “A escola é o primeiro espaço no qual as pessoas têm contato com o que é diverso”, explica Gabriela. Abordar temas desta natureza pretende despertar o sentido de pertencimento ao mundo, onde estão abertos ao debate. “A diversidade é um tema comum nas escolas, e respeitá-la é base aos Direitos Humanos”, salientou a supervisora.

Questionada pela reportagem sobre o que ainda precisa ser feito para alcançar plenitude de Direitos Humanos, Erica Scheneider, 16 anos, 2º Ano, foi enfática. “Acredito que é cada um pensar como se estivesse no lugar da outra pessoa”. Seu colega do 3º Ano, Pedro Henrique Silva, 17, defende que fazer estes direitos serem respeitados e dever de cada cidadão.

“Toda a pessoa deve ser ela mesmo, independente da situação e sem qualquer julgamento”, disse, revelando sua frase fixada no balão. “É tudo aquilo que o ser humano merece, e que devemos tratar com empatia”, completa a colega de 2º Ano, Luana Lamb Müller, 17.

12 de agosto – Dia Nacional dos Direitos Humanos
Instituído em 2012, o Dia Nacional dos Direitos Humanos é celebrado em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves. Nessa data, no ano de 1983, Margarida foi assassinada, aos 50 anos, por um matador de aluguel a mando de latifundiários, em frente à sua casa e na presença de seu marido e seu filho de oito anos.

Fonte: UFRRJ

Últimas Notícias

Destaques