CIDADANIA. Nova diretoria da Associação ainda precisa lidar com os alagamentos
No dia 27 de novembro foi eleita a nova diretoria da Associação Comunitária do Bairro São João. A liderança será da presidente Bibiana Teixeira Baptista, que, ao lado da primeira-secretária, Vera Mariane Horn, esteve na Rádio Ibiá Web abordando temas importantes à comunidade. Elas representam uma comunidade com mais de 3.000 moradores, a terceira maior de Montenegro, e que possui demandas reprimidas, como os alagamentos que persistem por 20 anos.
Ao todo, 17 residências da parte mais baixa, incluindo a de Bibiana, são invadidas a cada chuva forte. Isso seria o resultado do esgotamento da rede pluvial, ocasionado pelo crescimento sem planejamento. Nas palavras de Bibiana, os alvarás são dados, inclusive para um condomínio, sem que a Prefeitura estude a capacidade de infraestrutura. “Não é uma crítica a governo A, B ou C. É uma crítica a todos os governos, que não olharam para o bairro”, declarou.
E o receio é que este flagelo continue. Em novembro os moradores tiveram outra reunião na Câmara de Vereadores para tratar do assunto. Ao menos desta vez, aponta Bibiana, estão mais confiantes, pois saíram do Prédio da Usina com um Termo de Referência, onde o Executivo se comprometeu com uma obra no bairro. O documento integra a fase interna da licitação que precede a publicação do edital para escolha da empresa.
Outra demanda é a revitalização da praça Tancredo Neves, em especial a quadra esportiva, que acumula água da chuva. Ela precisa ainda de novos bancos, iluminação, jardim, brinquedos para as crianças e reabertura dos banheiros; o que permitirá que seja centro do projeto da Associação para uma “rua do lazer” aos finais de semana. O local que já representou um incômodo, com presença de viciados e até o morador na caixa d’água – seu Aristeu – está sendo retomado pela comunidade, que, inclusive, fez uma festa de Natal, reunindo cidadãos numa atividade comunitária.
O São João é “porta” de entrada da cidade via rodovias, uma condição que em si não é vista como problema. Mas Bibiana pede restruturação viária do bairro, que é a primeira impressão aos visitantes a respeito de Montenegro. Não apenas melhoria nos calçamentos, mas um embelezamento da entrada.
Já Vera destacou a reivindicação por pontos do sistema de videomonitoramento da Brigada Militar. Os moradores querem câmeras nas entradas pelo “trevo do Shell” e ao lado da Zaraplast; além da confluência entre as ruas Buarque de Macedo, Alberto Gottselig e Prefeito Carlos Gustavo.
Diretoria para o biênio 2022/2023
Presidente: Bibiana Teixeira Baptista
Vice-presidente: Eva Eni Huffel
Primeira-secretária: Vera Mariane Horn
Segunda-secretária: Nilza Dorneles Braga
1ª tesoureira: Francine Barbosa de Freitas
2ª tesoureira: Luiz Ricardo Mendel