Bairro Estação foi o primeiro a receber a doação das telhas

Bela Vista, Senai e Municipal devem ser atendidos hoje pela distribuição

Já na terça-feira, dia em que o município recebeu do Estado 1.403 telhas para doação aos vitimados pelo temporal do início do mês, as primeiras famílias cadastradas receberam o material. De acordo com o Diretor Municipal de Habitação, Ernane Jesus Ribeiro dos Santos, o trabalho da equipe das entregas foi até as 20h no bairro Estação, o primeiro a ser atendido. Ontem à tarde, a distribuição continuou.

As telhas recebidas, armazenadas todas no pátio da empresa Montesucos, foram carregadas, em parte, em um caminhão da Prefeitura e levadas ao bairro. Ontem, a primeira parada foi na Rua das Gardênias, onde a maioria das residências foi vitimada pelo temporal. Casas como a do senhor Sebastião dos Santos estavam só a espera da chegada do material para serem reformadas. Nos 18 dias de espera, o lar, sem parte do telhado, foi coberto por um remendo de lonas, pedaços de telhas e pedras para darem sustentação.

Nos dias de chuva e vento que atingiram a cidade durante o período, ficava o medo de que a solução não fosse o suficiente para impedir a entrada da água. “Chegou a cair umas coisas que eu tinha botado. Daí eu levantei tudo e arrumei de novo”, conta o morador. Sua casa havia sido destelhada sobre o quarto e a cozinha. Com o recebimento de 20 telhas ontem ele, com a ajuda dos vizinhos, arrumará o que for necessário.

Completamente destelhada, a casa de Mirian Gonçalves ainda apresenta problemas estruturais

A quantidade doada do material vai da avaliação do arquiteto Alessandro Ribeiro, profissional da Prefeitura que acompanha as entregas. O município recebeu telhas de 4 e de 6 milímetros. No momento da distribuição, como a maioria dos vitimados teve o telhado parcialmente arrancado, é feita a análise para que se receba o mesmo tipo de telha já existente no local. Nos casos em que a casa toda precise de renovação, se prioriza o material de tamanho maior.

É nessa situação que está a moradora Mirian Gonçalves. Sua residência, sem nenhum tipo de cobertura devido ao temporal, chegou a ter a estrutura prejudicada, forçando-a a buscar abrigo na casa de um parente. Ela afirma que está morando de favor até hoje. Recebeu, da Prefeitura, a promessa de que, assim que encerrado o processo de distribuição do material, receberá um pedreiro, que fará as reformas necessárias por conta da Administração. Foram doadas 30 telhas a ela.

Hoje, devem ganhar doações os bairros Bela Vista, Senai e Municipal. Aeroclube e Ferroviário estão na sequência. De acordo com a Diretoria de Habitação, a doação do Estado é o bastante para suprir toda a demanda. Receberão as telhas, as pessoas que se cadastraram junto da Defesa Civil, no Parque Centenário. Por determinação da União, só ganha o material os grupos familiares com renda de até dois salários mínimos e meio. O cadastro inicial foi feito a partir do CadÚnico, onde já se comprovou a situação de carência das famílias.

Sebastião dos Santos vai aguardar o tempo bom para reformar sua casa, com ajuda dos vizinhos

É preciso que o responsável pelo cadastramento assine o recebimento das telhas, que está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD). Quem não estiver em casa para receber, deve entrar em contato com o órgão para essa liberação posterior. Além da assinatura, também é confirmado o número do PIS ou do NIS do recebedor.

Últimas Notícias

Destaques