Evento ocorreu na noite de sábado, reunindo centenas
Uma noite marcada pela solidariedade e de muita emoção. Assim foi o retorno do tradicional baile Apae/Unimed na noite do último sábado, 3 de setembro, no Clube Cantegril. Após dois anos sem realizar o evento, em razão da pandemia, os convidados se reuniram para prestigiar o trabalho realizado pela Apae de Montenegro e prestar uma homenagem aos 50 anos da Unimed Vale do Caí. A cerimônia foi conduzida pela apresentadora do Globo Esporte, da RBS, Alice Bastos Neves; e prestigiada por mais de 300 pessoas.
Em sua fala, o presidente da Apae Montenegro, Fernão Leal Mohn, lembrou o carinho que a instituição recebeu no período da pandemia; e destacou iniciativas, como a de inserção dos alunos no mercado de trabalho. “Com isso, eles experimentam cada vez mais a cidadania”, disse. “Isso faz com que eles se sintam cada vez mais próximos da comunidade e são acolhidos pela capacidade que demonstram”, complementou.
Mohn e as alunas Maria Vitória e Camila entregaram uma placa em homenagem aos 50 anos da Unimed Vale do Caí para o presidente da cooperativa, Dr. Paulo Cesar Sehn. Emocionado, Sehn lembrou das primeiras edições do baile, há 27 anos, quando os próprios médicos eram os garçons do evento. “Esse baile só existe pelo apoio da comunidade e da nossa cooperativa”, disse. “Com isso, a história da Apae se funde com a história da Unimed. Precisamos do apoio um do outro”, enfatizou.
O presidente também lembrou a fundação da Unimed, em 5 de setembro de 1972, em São Sebastião do Caí; e dos 25 médicos que acreditaram na proposta da cooperativa. “Isso tudo está relatado nas histórias contadas num livro que comemora os 50 anos da nossa cooperativa e que está sendo lançado nesta noite aqui no baile”, enfatizou.
Após o jantar, o grupo Dançar, com coreografia de Nonô Ritter, apresentou a “Quadrilha Apaexonados”, que fez muito sucesso na Festa de São João do Município. Os alunos Camila de Souza, Cristiano Dornelles, Daniela Vedoi, Deise Reis, Fabiano Mayer, Isadora da Silva, Jackson Carvalho, Maria Vitória da Silva, Miguel da Silva, Pâmela da Silva e Tales de Veiga encantaram o público dançando as músicas das tradicionais festas juninas. Após os discursos, os convidados se divertiram ao som da Banda Lobos da Estepe e do DJ Igo.
Como a tradição começou
Há 27 anos, a Apae de Montenegro passava por um momento de grande dificuldade financeira para atender as crianças com deficiência mental e múltipla. Sensibilizados com esta situação, aquela que viria a ser sua maior parceira, a Unimed Vale do Caí, se ofereceu para ajudar, criando-se assim o Jantar Baile Apae / Unimed. Naquela oportunidade, os médicos da cooperativa, para atrair o público, se prontificaram a ser os garçons da noite. Por alguns anos, esse gesto se repetiu, e, posteriormente, se solidificou a ideia do Jantar Baile, que vai além do aspecto social. É o momento em que a Apae mostra um pouco do seu trabalho e agradece pelo reconhecimento que recebe, pela confiança que desperta e pela ajuda que lhe é dada.