Avicultor montenegrino é destaque Científico e Inovação no RS

EXPOACI 2023. Magnus Pilger está na programação desta sexta-feira

Foram divulgados nesta semana os seis destaques do 12º Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e 7º Workshop de Pós-graduação de 2023. Na área de Desenvolvimento Rural o montenegrino Magnus Daniel Pilger foi evidenciado por seu “Projeto Viradeira Compacta”, ideia surgida de problemática enfrentada no aviário da família na comunidade de Costa da Serra, como de resto em todo o setor.

Aos 39 anos, é formando em Administração pela Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) e bolsista CNPq em Inovação no “Aprender e Empreender no Campo”, projeto da instituição através da Fapers (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). A dinâmica tem sido desenvolvida com alunos do Ensino Médio da Escola (Do Campo) Estadual São José do Maratá, em São José do Sul, estimulando que procurem soluções para dificuldades na agricultura familiar. Uma iniciação científica que inclusive levou a Escola ao estande da Embrapa na Expointer 2023.

“O mesmo desafio que era dado aos alunos ela apresentou pra mim”, recorda Pilger, referindo-se a orientadora, professora Cidonea Machado Deponti. Neste sentido reconheceu o problema da calosidade nas patas dos frangos alojados, problema que afeta toda a cadeia aviária, impedindo a comercialização deste corte na China, onde o pé de galinha é uma iguaria culinária e tem preço acima até da carne.

Os calos são resultado de o animal ficar parado sobre a “cama” de Maravalha (serragem tratada) compactada com o tempo, situação minimizada pelo manejo do material entre as trocas de lotes. Todavia, estudos apontam que os ferimentos afetam já na primeira semana de alojamento dos pintos, quando a utilização dos equipamentos grandes e desajeitados para revirar a cama é impossível. A solução criada por Pilger foi uma viradeira compacta e manual, baseado na união de outros dois equipamentos, permitindo trabalhar sem riscos entre as aves.

AINDA É UM SEGREDO INDUSTRIAL
O projeto ainda é um protótipo em fase de patenteamento, por isso não pode ser demonstrado com imagens ou descrição. Depois ainda será submetido a teste em outros aviários, para então ser oferecido a alguma empresa, e os “resultados parciais são promissores”. O projeto foi desenvolvido dentro da Incubadora Tecnologica da Unisc de Santa Cruz do Sul. Na tarde de sexta-feira, dia 20, às 14 horas, o avicultor e os estudantes beneficiados pelo “Aprender e Empreender no Campo” apresentam suas experiências no estande da Unisc na 8ª ExpoAci.

Eventos estaduais
O Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e o Workshop de Pós-graduação são organizados pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. Foram eleitos dois destaques, um de graduação e outro de pós-graduação, na área Animal; um de graduação em Desenvolvimento Rural; dois de graduação e um de pós-graduação na área Vegetal.

Últimas Notícias

Destaques