Auxílio a caminhoneiros e taxistas será pago neste mês

Os caminhoneiros de todo o Brasil receberão a primeira e a segunda parcela do auxílio emergencial BEm-Caminhoneiro (R$ 2.000,00) no próximo dia 09. Já os taxistas devem receber a partir do dia 16 deste mês parcela do BEm-Taxista. Todavia, estes programas não passam pelo CadÚnico (que cadastra famílias carentes para receber benefícios sociais federais), sendo responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência. Os dados dos profissionais serão avaliados pela empresa Dataprev, que formará a lista dos elegíveis a receber os recursos emergenciais do Governo Federal.

Motoristas de caminhão autônomos ou Microempreendedores Individuais (MEI) – o que exclui donos de empresas e seus funcionários CLT – devem estar registrados com ANTT até dia 31 de maio deste ano. Já taxistas devem estar registrados nas prefeituras, sendo beneficiados apenas os detentores de concessões ou autorizações, desde que emitidos até 31 de maio. Uma das exigências, às duas categorias de trabalhadores, é estarem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) válidos.

Cabe ressaltar que, neste primeiro momento, não há necessidade de qualquer ação por parte dos taxistas. O trâmite será gerido, exclusivamente, pelos municípios, que devem encaminhar os dados à Dataprev. Portanto, o mero cadastramento não garante o auxílio. Diante do curto prazo de uma semana aberto pela União, a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) alertou que as Administrações Municipais estão sobrecarregadas para realizar o processo com celeridade.

Últimas Notícias

Destaques