Aumento nos atendimentos provoca ampliação da equipe na Saúde

SMS ampliou equipe para dar conta da demanda

Um levantamento divulgado pela Prefeitura de Montenegro, no início do mês, revela um número recorde de atendimentos na Saúde Básica do município. O aumento aconteceu no mês maio, quando a quantidade de pessoas recebidas na Secretaria Municipal e nos postos foi 37% maior do que a média do primeiro quadrimestre. Nos quatro primeiros meses de 2022, um total de 27.330 pessoas foram acolhidas a cada 30 dias, nos 17 serviços. Já em maio, o número aumentou para 37.324 pacientes. Levando em conta somente os atendimentos do Pronto-Atendimento 24 Horas, de janeiro a abril a média mensal foi 3.323 atendimentos. Em maio o número saltou para 9.061.

O crescimento da quantidade de pessoas atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde também é percebido por quem busca acessar o serviço. Moradora da localidade de Vendinha, Simone da Silva de Oliveira, 46, levou a sogra até o Pronto Atendimento Municipal no início da semana. Segundo ela, é visível que mais pessoas estão procurando atendimento no local. “Hoje até que fomos atendidas rápido, mas tem dias que levamos mais de quatro horas pra ser atendidas. A gente nota que tem mais gente, mas acho que isso é por conta do inverno, que traz mais doenças”, destaca Simone. Sem um posto de saúde próximo de casa, ela relata que toda vez que alguém da família fica doente tem que se deslocar até a Secretaria de Saúde pra ser atendida por um médico. “Não temos um posto de saúde do lado de Montenegro na Vendinha. Lá só temos atendimento médico da Unidade Móvel, que vai uma vez por mês. Mas não podemos ficar um mês doente esperando, então somos obrigados a vir buscar atendimento aqui na Assistência”, expõe.

Acompanhada da mãe, Giovana Cardoso, 17, também foi até o Pronto-Atendimento 24 Horas em busca de atendimento médico. “Eu fui mordida por um cachorro e vim ver ser está tudo certo, viemos aqui porque era uma urgência”, relata a jovem. Ela conta que já havia sido atendida outras vezes no local e, desta vez, notou um número maior de pessoas. “Hoje tem bastante gente, perto das outras vezes que estive aqui. Mas o atendimento está bem ágil, já passei pela triagem e estou só aguardando pra consultar”, aponta Giovana.

Secretário pede que as pessoas não faltem às consultas agendadas
Em entrevista ao programa Estúdio Ibiá, na Rádio Ibiá Web, o secretário da Saúde de Montenegro, Rodrigo Streb, explicou que o crescimento da procura por atendimento na Saúde Básica do município é causado por vários fatores. “Houve um aumento considerável nos planos de saúde. Então, muitas pessoas que antes não usavam os serviços da Secretaria de Saúde, passaram a usar. O período de frio, que iniciou em maio, provocou o crescimento da procura por atendimentos relacionados às doenças respiratórias. Além disso, tivemos os casos de Dengue”, destaca Streb.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Camila Anversa, quando se percebeu o aumento da procura por atendimento médico, no início de maio, a pasta buscou ampliar as equipes dos postos de saúde. “Colocamos um médico clínico geral a mais pra poder dar um suporte na demanda livre nas Unidades Básica de Saúde. Com isso, aumentou a capacidade de consultas”, aponta Camila. Segundo o secretário de Saúde, também houve aumento da equipe do Pronto-Atendimento 24 Horas. “Durante o dia a gente fica com três médicos no Pronto-Atendimento, antes eram dois. Um é só pra atendimento de síndromes respiratórias e os outros dois para clínica geral”, diz Streb.

Buscando melhorar a marcação de consultas por telefone, Streb afirma que a pasta está em fase final de licitação para contratação de 23 novas linhas. Também está em tratativas a compra de uma nova Unidade Móvel de Saúde, maior e mais bem equipada do que a atual. “Essa nova Unidade Móvel vai melhorar o ambiente, tanto para os profissionais como para os pacientes que serão atendidos, levando mais qualidade no para os moradores do interior”, destaca o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde também faz um apelo para a comunidade sobre o alto número de faltas nas consultas agendadas. Conforme a pasta, em maio, 926 pessoas faltaram a encontros agendados com médico clínico nos nove postos de Montenegro, sem contar as especialidades. “Se agendou, a gente pede que vá na consulta, mas não puder ir pode, avise antes. Porque se a pessoa não comparece na consulta e não avisa ela está prejudicando o paciente que poderia ser atendido antes”, destaca o secretário.

Últimas Notícias

Destaques