Aulas voltam em 19 de fevereiro nas redes municipal e estadual

Educação. 7 mil alunos são esperados nas escolas municipais de Montenegro

Cerca de 7 mil alunos do ensino fundamental e educação infantil são esperados nas escolas da rede municipal de Montenegro no dia 19 de fevereiro, data do início do ano letivo. Conforme a secretária Municipal de Educação, Ciglia da Silveira, as instituições de ensino estão organizando com muito carinho o retorno às aulas, com mimos, decoração, pinturas, pequenas reformas, balões, música e um ambiente muito acolhedor.

Entre as novidades para este ano letivo, segundo Ciglia, está a construção da Política Pública de Educação em Tempo Integral, que terá como objetivo central ampliar a oferta de vagas em tempo integral nas escolas da rede municipal de Montenegro. “Também daremos continuidade ao processo iniciado em 2023, com formação continuada para professores da etapa de alfabetização”, pontua a secretária.

Outra novidade este ano são os uniformes escolares, que foram entregues no fim do ano passado para todos os alunos do ensino fundamental. Cada estudante recebeu um conjunto de uniforme composto por cinco peças: uma jaqueta, uma calça, uma camiseta manga curta, uma camiseta manga longa e um par de tênis. Nas escolas de educação infantil do Município as aulas retomaram no último dia 29 de janeiro para os alunos já matriculados em anos anteriores. No dia 19 de fevereiro, junto com os demais alunos da rede municipal, serão recebidos os pequenos que ingressarão em primeiro ano de Emei.

Rede estadual terá avaliação de desempenho dos estudantes
As aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2024 também vão começar em 19 de fevereiro. Já o recesso escolar será entre 22 de julho e 2 de agosto, e o encerramento do ano letivo ocorre em 20 de dezembro. O calendário escolar oficial é antecedido pela formação Jornada Pedagógica. O momento de acolhida e auxílio no planejamento escolar, dedicado aos docentes da rede, será realizado em duas edições. De 5 a 16 de fevereiro na preparação para o primeiro semestre, e de 22 a 26 de julho para o segundo.

Este ano, a novidade no calendário escolar da rede estadual é a realização de avaliações para aferir o desempenho dos estudantes ao longo do ano letivo. De 26 de fevereiro a 8 de março ocorre a primeira avaliação diagnóstica para mensurar o aprendizado do ano anterior. De 25 de março a 5 de abril será feita a avaliação diagnóstica de fluência em leitura para aferir o nível de desenvolvimento da alfabetização dos alunos do ensino fundamental. Posteriormente, entre 5 e 16 de agosto, ocorre a avaliação formativa da rede. Entre 26 de agosto e 6 de setembro será realizada a avaliação formativa de fluência em leitura. De 1° a 14 de novembro será aplicada a avaliação somativa de fluência em leitura.

Por último, entre 20 de novembro e 3 de dezembro, serão realizadas as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). O método, que avalia as redes estadual e municipais, tem como um dos seus indicadores o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers).

O resultado do Imers é considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O marcador, construído a partir do Saers, apresenta dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

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