Criatividade. Associação beneficente adapta atividades para superar este período
Com as visitas suspensas por tempo indeterminado e a rotina totalmente alterada devido à pandemia do novo coronavírus, a Associação Beneficente Casa de Amparo Mão de Deus precisou se reinventar neste período. A administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e seus funcionários têm usado a criatividade e os recursos disponíveis para adaptar as atividades e continuar oferecendo um ambiente seguro e estimulante aos idosos.
Através do Projeto Envelhecimento Jovem, as atividades desenvolvidas pela Casa de Amparo Mão de Deus nesses últimos meses foram completamente adaptadas e estão acontecendo de forma individual, não mais em grupo, para que os idosos se mantenham ativos e recebam todo o suporte necessário para manutenção de sua saúde física e mental, com as medidas necessárias de prevenção à Covid-19.
A saudade dos familiares tem sido amenizada por meio de ligações por vídeo, realizadas através dos celulares da instituição, em horários pré-determinados. Sempre há um funcionário acompanhando a comunicação e auxiliando no manuseio dos aparelhos eletrônicos. As aulas de dança e música seguem sendo realizadas, respeitando todas as medidas de segurança, para que professora e idosos se mantenham em distanciamento seguro, mas não deixem de praticar a atividade.
As oficinas de artesanato e arteterapia também continuam sendo feitas, mas de forma individual e segura. São confeccionados itens de decoração para datas importantes, estimulando a coordenação e o senso de participação dos institucionalizados. Através do Fundo Nacional do Idoso – Projeto Envelhecimento Ativo e Digno, foram adquiridos equipamentos novos para sessões de fisioterapia e óculos de realidade virtual, para as oficinas de Inclusão Digital, que são orientadas por um profissional de informática.
Os óculos de realidade virtual têm sido uma oportunidade para que os idosos possam “passear” sem sair da estrutura da Casa de Amparo, conhecendo pontos turísticos pelo mundo afora. O equipamento também é usado para que eles participem de jogos eletrônicos interativos, como boliche, trabalhando sua mobilidade e fortalecimento muscular, sempre acompanhados por profissionais.
Confira outras atividades que estão sendo realizadas, através do Projeto Envelhecimento Jovem – que é executado desde 2013 na associação beneficente – durante a pandemia:
Diferentes atividades para manter corpo saudável e em movimento
Bicicleta ergométrica horizontal
A bicicleta ergométrica horizontal é de fácil uso e manuseio, auxilia no fortalecimento da musculatura das pernas, na mobilidade de membros inferiores, estimula o retorno venoso e a perda de peso, com cargas reguláveis e assento ergonômico, confortável para os idosos. É indicada para os institucionalizados que possuem boa mobilidade para manter-se sobre o aparelho e pedalar.
Barras paralelas
É indicado para treino de marcha, para os idosos com dificuldade de deambulação, facilitando a locomoção. Pode ser usado por institucionalizados que tenham, pelo menos, um grau de força, para se manterem em pé. O equipamento tem uma estrutura de passarela, com a base antiderrapante e barras para apoio das mãos.
Ultrassom terapêutico
É utilizado para tratamentos de reabilitação física dos idosos. A energia ultrassônica é um dos recursos da eletroterapia mais utilizados na prática clínica do fisioterapeuta, com os objetivos de diminuir a dor, atenuar os efeitos da inflamação e auxiliar na regeneração tecidual. É indicado para traumatismos do tecido ósseo, de articulações e músculos, luxações, fraturas, processos inflamatórios agudos e crônicos, cicatrizações de feridas e muitos outros casos.
Poltrona de massagem expressa
Apta a fazer três tipos de massagem: revigorante, relaxamento e alongamento, a poltrona possui um sistema de airbags, que serve para realizar a função de drenagem linfática para membros inferiores e superiores. A massagem pode ser realizada de forma direcionada, por partes do corpo. Ela é indicada para o tratamento de dores e edemas em membros inferiores e superiores. O equipamento ainda possui um sistema de aquecimento, que serve para relaxamento dos músculos.
Cadillac para pilates
O Cadillac é um equipamento para a prática de exercícios de pilates, com o objetivo de reabilitar os pacientes acamados. Ele é semelhante a uma mesa, sendo composto por barra de apoio, barra de roll down, trapézio, alças, cintos de segurança e molas de aço carbono. Este tipo de equipamento é ideal para pessoas que possuem mobilidade reduzida, mas pode ser utilizado por qualquer tipo de público.
Com o Cadillac, é possível praticar mais de 80 tipos de exercícios diferentes, trabalhando com os músculos, o que auxilia na flexibilidade, no fortalecimento de ombros e costas e no alongamento do corpo.
Laserterapia de baixa intensidade
Aparelho utilizado nas sessões de fisioterapia, indicado para cicatrização de tecidos, como úlceras de pressão (escaras), outros tipos de feridas e manchas. Também é ideal para estimular a regeneração do tecido muscular, com efeito anti-inflamatório para tromboses, edemas e feridas pós-operatórias. Na estética, é usado para redução da perda capilar, tratamento de rugas e regeneração de pele. Na área dermatofuncional, trata problemas como fungos nos pés e mãos.
CPM
Aparelho para mobilização contínua passiva, usado em idosos acamados, evitando o atrofiamento e deteriorização articular de membros paralisados por doenças, algum tipo de sequela ou dificuldade de movimentação. As medidas preventivas da fisioterapia se resumem em mobilização passiva e ativa, trabalho isométrico, início precoce do tratamento de fisioterapia, prevenção do edema e movimentação passiva contínua. O equipamento é encaixado na cama, evitando que o idoso se desloque para realizar a sessão.