Atrasos na Coleta de Lixo geram pedido de providências

Além da Zona Rural, o caso ocorre frequentemente em três bairros vizinhos: Santo Antônio, Panorama e Imigração

Moradores de alguns bairros da cidade estão reclamando nas redes sócias quanto à coleta do lixo em Montenegro. Além da zona rural, o caso se ocorre freqüentemente em três bairros, que ficam na mesma região da cidade: O Santo Antônio, Panorama e o Imigração.

Os moradores do bairro Imigração relatam que a coleta de lixo não tem regularidade. “O caminhão não veio na segunda-feira (14). Na quarta-feira (16) passou e na sexta-feira a gente já não sabe se vem”, aponta a dona de casa, Ana Maria da Silva. A moradora diz que costuma deixar o lixo de véspera na rua para não perder o serviço. Já dona Paula Fabiane de Oliveira Santos diz que, se fizer o mesmo, os cachorros da rua espalham tudo pela calçada. “Se a gente pendurar na lixeira os cães e os gatos rasgam tudo”, aponta a dona de casa.

A auxiliar de cozinha Rosângela Oliveira diz que o bairro chegou a ficar uma semana sem coleta de lixo seco. Indignada com o descaso, ela apelou para a Câmara de Vereadores. “As lixeiras ficam abarrotadas e ninguém fica com lixo em casa”, aponta.

vereador Talis Ferreira documentou situação das lixeiras em diversos bairros da cidade antes de elaborar as petições sobre os problemas na coleta de lixo na Câmara

Quando passa caminhão do lixo, o problema é o horário, dizem os moradores dos bairros
No Panorama, a dona de casa Sandra Santarém comenta que a freqüência na coleta já não é a mesma que a comunidade está habituada. “Teve semana que não vieram duas vezes. Ai tem que tirar o lixo da rua, senão a cachorrada espalha tudo”, diz Sandra. Por vezes, o problema é com o horário da coleta. “Saio para trabalhar às 7h da manhã e o lixo às vezes já passou, isso é complicado, porque depois só dali a dois dias”.

a auxiliar de Serviços Gerais, Silamara Pereira diz que coleta em dias alternados não resolve o problema no Santo Antônio

O mesmo se queixa o frentista Mauri Weber, do santo Antônio. “Ele passa aqui 5h50min. Tenho que levantar de madrugada pra não perder a coleta. Se deixar na rua os gatos furam os sacos”, aponta o frentista. “Não pegam o lixo seco nas terça -feira, nem nas quinta-feira e sábado. E os sacos vão ficando, até transbordar a lixeira. Fica mau –cheiro, junta bichos”, aponta a auxiliar de serviços gerais, Silamara Vargas Pereira. Ela trabalha no Santo Antônio, mas diz ainda que no bairro onde mora, o santa Rita, os lixeiros recolhem os sacos nas esquinas. E até o caminhão passar não fica muito para recolher. “Os cachorros espalham tudo”.

vereador Talis Ferreira encaminhou pedido de providências ao Executivo Municipal sobre situação dos atrasos na coleta de lixo

Repercussão na Câmara
Diante da situação, o vereador Talis Ferreira encaminhou um pedido de providências ao Executivo. “Isso para normalizar o serviço de coleta no Imigração, Santo Antônio, Costa da Serra, Rua Nova e Vendinha”, aponta. Além dessa solicitação, o legislador ainda elaborou um pedido de informações em relação ao serviço de coleta de lixo na cidade. “Pergunto o porque dos atrasos, se a empresa está sendo notificada quando isso ocorre e se há a devida separação do lixo seco e orgânico”, afirma Ferreira.

O vereador procurou o Secretário de meio Ambiente, Rafael Almeida para discutir a situação. “O secretário ligou para a empresa e eles retiraram o lixo acumulado nessas áreas. Mas o assunto coleta de lixo merece ser aprofundado na cidade”, ponderou Talis.

TALIS Ferreira recebeu queixas da comunidade a respeito da situação

O vereador do PR ainda alega que a empresa já foi convidada a prestar esclarecimentos na Câmara de Vereadores, a convite da vereadora Rose Almeida (PSB) e não compareceu. “Foi um desrespeito com essa casa e com os moradores. Sabemos que o contrato deles está por vencer, e agora ficam fazendo ‘esse tipo de pressão’ para forçar reajuste de preços”, protestou o vereador.

gerente da empresa de coleta de lixo, Maroá Mendes Rocha

A gerente da empresa Komac Rental, responsável pela coleta do lixo na cidade, Maroá Mendes Rocha, explica que teve problemas mecânicos com um dos caminhões nesta semana. “Providenciamos outro de aluguel e em 48 horas normalizamos a coleta nesses bairros, incluindo o bairro Imigração”, afirma Maroá. A gerente ainda aponta que normalmente os veículos saem às 6h da manhã da garagem, mas que também nesta semana houve um atraso pontual. “Na quarta-feira (16) recebi pneus novos e tínhamos que ir cedo para fazer a substituição desses pneus, logo, saímos do pátio as 9h para recolher o lixo nos bairros”, explica Maroá.

 

Últimas Notícias

Destaques