CORRIDA. Prova acontece no dia 27 deste mês e terá um percurso total de 84 km
A oito dias da prova mais tradicional do verão no Rio Grande do Sul, dezenas de atletas montenegrinos intensificam a preparação para chegar ao litoral norte na melhor forma possível. A Travessia Torres-Tramandaí (TTT), que reúne milhares de corredores todos os anos, acontece no dia 27 de janeiro e contará com a participação de muitos atletas locais.
Conquistar um lugar no pódio da tradicional corrida é um feito e tanto, mas cruzar a linha de chegada é o principal objetivo da maioria dos participantes. Para isso, a preparação começa muito antes da data do evento e envolve muitas questões, como rotina de corridas, alimentação, hidratação e qualidade do sono.
As irmãs Débora e Denise Vargas já disputaram a prova em um quarteto há alguns anos e desta vez vão realizar o percurso em dupla. Cada uma vai correr aproximadamente 42 quilômetros pelas praias do Litoral Norte gaúcho. “Vamos nos dividindo, fazendo uma espécie de revezamento. É um desafio. A prova inicia em Torres, vai pela beira da praia e a chegada acontece em Tramandaí”, salienta Débora.
A preparação da dupla para a TTT já iniciou em 2023, com muitos treinamentos e corridas pelo Estado. “É uma preparação bem intensa, fizemos corrida, musculação. Participamos de uma prova recentemente na praia, como preparação para a TTT”, explica Denise. “Há toda uma preparação em relação à alimentação – mais direcionada aos carboidratos – também, fazendo testes para ver o que vamos comer no percurso. Se der alguma coisa errada, que dê no treino. Comemos bastante pão, arroz, tapioca… mas tudo em uma quantidade específica. Temos que cuidar de tudo”, acrescenta Débora.
O desgaste de percorrer longas distâncias é a maior dificuldade enfrentada ao longo da preparação, afirma Débora. Para se adaptar às condições que vão enfrentar na Travessia, a dupla vem fazendo treinos em solos mais desafiadores. “Treinamos bastante no Baixio, no Centenário, pegamos bastante estrada de chão batido. E na praia, tem que ser um tênis mais leve, um tênis que escorra a água para não ficar pesado”, declaram.
O único dia que Denise e Débora não treinam é no domingo. A dupla realiza quatro treinamentos de corrida na semana, além de dois treinos na academia. A imprevisibilidade da condição climática será outro desafio para elas e para os cerca de três mil competidores da TTT. “Na areia podemos encontrar um solo fofo ou duro, a maré alta, o vento contra ou a favor. Não sabemos se terá muito sol ou se estará chovendo. Só no dia para sabermos”, pontua Denise.
Protagonistas nas provas disputadas em Montenegro, as irmãs começaram a correr há uma década e acumulam muitas medalhas e troféus. Em 2023, foram 11 provas. O desafio é o que move a dupla. “É pelo prazer de correr, de conseguir chegar até o final. Estamos fazendo desafios novos, percursos diferentes. Este ano queremos focar mais em provas em dupla”, ressalta Denise.
Well Runners vai com três octetos ao litoral
Com desempenho destacado na última edição, a equipe montenegrina Well Runners estará representada por 24 atletas na Travessia Torres-Tramandaí deste ano. Serão três octetos, sendo um masculino, um feminino e um misto. Na TTT do último ano, o octeto feminino do grupo montenegrino subiu ao pódio com a 5ª colocação geral.
O octeto masculino também teve bom desempenho e ficou no 7° lugar geral. O objetivo é melhorar (diminuir) os tempos dos anos anteriores, e a meta é voltar ao pódio, superando as colocações de 2023. “Treinamos o ano todo, mas especificamente em outubro focamos mais nas quilometragens específicas de cada um, conforme trecho da prova”, enfatiza Raíssa Joner, coordenadora do grupo.
“Geralmente na janta do dia anterior à prova, oriento um prato de macarrão com molho. A principal orientação, é que no mês de preparação (durante todo janeiro), os atletas não consumam álcool. E tomem muita água durante todo o dia. Uma alimentação regrada é importante, pois qualquer problema intestinal pode atrapalhar o treino”, complementa Raíssa.
Dois atletas representam a PA
Outra equipe de Montenegro que será representada na tradicional prova será a PA Runners. Neste ano, dois corredores vão defender o grupo no litoral: Alexandre Maurer e Tito Fauth. Eles vão integrar um quarteto. Personal trainer e professora da PA, Patrícia Atkinson falou sobre a preparação dos dois atletas para a TTT.
“Quando eles comentaram sobre a prova, o foco foi manter os ‘longões’ (treinos de maior percurso) de final de semana. Ambos participaram da Summer em dezembro de 2023, então a questão da alimentação, hidratação e cuidados com os horários de treino já estava no repertório”, salienta.
No litoral, Alexandre e Tito farão os dois primeiros trechos da prova de quarteto. Ou seja, cada um deve correr pouco mais de 20 quilômetros. “Como a prova é na praia, o clima é a maior incógnita. Com isso, é importante realizar ao menos um treinamento no horário em que estará realizando a prova, planejando hidratação e reposição de carboidratos”, observa Patrícia.
O descanso na semana da prova, bem como os cuidados com a alimentação e hidratação, são fundamentais em um desafio como a TTT. “A orientação é evitar álcool nos 10 dias que antecedem a prova; caprichar na hidratação, com utilização de isotônicos e água de coco nos três dias pré-prova; realizar boas refeições, em escolhas de carboidratos e nutrientes, no dia que antecede a prova, para correr com a bateria em 100%; e muito importante: descansar, dormir bem na semana do evento”, completa Patrícia.