São João Batista.Programação teve missa e procissões
O final de semana contou com diversas celebrações religiosas em homenagem ao padroeiro de Montenegro, São João Batista. O dia do Santo foi na segunda-feira, 24. Ainda no sábado, 22, ocorreu a missa na Catedral seguida da tradicional procissão luminosa. Os fiéis lotaram a igreja e, segurando velas, tomaram as ruas até o Seminário São Paulo Apóstolo (gruta de Nossa Senhora Aparecida). Foi um momento de muita fé e gratidão. Eles seguiram pela rua Olavo Bilac até a Apolinário de Moraes, onde fica o acesso ao seminário. Lá no alto, em um local bonito, bem cuidado e aconchegante está a Santa.
O pároco da Catedral, Diego Knecht, salienta o evento como significativo para toda a comunidade católica. “Toda procissão é um momento de demonstrar, publicamente, a fé e também de mostrar que o povo está caminhando sempre. Procissão para nós tem esse sentido e o povo entende isso. Se todos estão caminhando, sentido figurado, para o céu, nós também aqui estamos caminhando na terra”, explica. “Uma coisa é viver a fé e outra é experimentar. A caminhada é uma forma de demonstrar que tu vive a tua fé”, completa.
Geralmente, são três grandes procissões durante o ano: na Semana Santa, Corpus Christi e, Semana do Padroeiro. Neste ano, a procissão saiu da Catedral e foi até a gruta. Em anos anteriores, o trajeto era pela Ramiro Barcelos até a Praça Rui Barbosa.
Durante a caminhada, houve momentos de orações e de cantos. No final, houve um momento de reflexão e benção da família, concedida pelo padre Augusto Schneider, também responsável por celebrar a missa. Também participaram o padre Diego e o bispo emérito da Diocese de Montenegro, Dom Paulo de Conto. No fim da missa, Diego convidou todos os fiéis que participaram dos nove dias da novena concluída na celebração a subirem no altar.
Entre as centenas de presentes estava o casal Osmar Lopes Filho, 61 anos, e Carmem Luiza Lopes, 57. Moradores do bairro Santo Antônio, o policial militar aposentado e a cozinheira costumam participar das procissões. “Nós temos muita fé. Viemos buscar benção para nós, nossas famílias e todo mundo”, enfatiza Carmem.
Domingo de missa, carreata e baile
Já no domingo, atividades também foram realizadas durante o dia. A primeira delas foi a missa às 9h, na Catedral da Diocese, celebrada pelo bispo Dom Carlos Romulo. Na oportunidade, fiéis comemoraram o dia com muita oração e canto. Seguindo a programação, a abertura para a procissão motorizada até o CTG Estância do Montenegro contou com uma imagem de São João Batista que, em cima de uma caminhonete, seguiu durante todo o percurso.
Danézia de Vargas, 41, esteve participando das orações. Para ela, o momento serviu para agradecer, mas também fazer pedidos. “A gente tem que agradecer pelo que tem todos os dias, não só na missa. Aqui é também o momento de, além de ser grato, fazer pedidos, refletir, mentalizar coisas boas. Estamos em um ano muito difícil. O principal é pedir proteção mesmo”, salienta. Em sua visão, na correria do dia a dia, algumas pessoas esquecem de tirar um tempinho para, simplesmente, fazer agradecimentos por mais um dia, mais uma oportunidade de viver.
Após a chegada no CTG, ocorreu o almoço e, na parte da tarde, a festa continuou com baile que teve como atração a Banda Luar. No baile foram anunciados os vencedores do Rei e Rainha da Festa. Maria Cecília, que vendeu mais de quatro mil rifas; e Benício, que vendeu cerca de mil foram os vencedores.
Os “festeiros” são os casais responsáveis pela organização da festa e do baile, sendo escolhidos a cada dois anos. Cláudia Francisco e Rogildo Francisco são integrantes desta edição. Cláudia explica que a festa, assim como todos os eventos organizados pelos festeiros, tem o objetivo de arrecadar dinheiro para finalizar a revitalização da Catedral. “Alegra-me muito realizar esse trabalho porque eu gosto de ajudar. Penso que estou
fazendo um bem à igreja, pra Jesus. Tenho muita fé e isso que faço me ajuda, a cada ano é um pouco mais de crescimento pessoal”, destaca. A festança contou com sorteio de brindes, venda de doces e muita dança.