Atendimento ampliado: farmácia da UBS Centro ficará aberta até as 18h

qualificação dos serviços é o principal objetivo da medida, anunciada ontem

Os usuários dos serviços públicos de saúde oferecidos pela Prefeitura terão mais uma facilidade a partir desta segunda-feira, dia 5. A farmácia situada junto à Unidade Básica do Centro, na rua Ramiro Barcelos, passará a atender das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Atualmente, o aviamento das receitas e a entrega dos medicamentos ocorre somente na parte da manhã.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Cristina Reinheimer, a medida não apenas atende a um apelo dos usuários como antecipa um crescimento de demanda. É que, a partir do dia 20 de agosto, passa a funcionar a UBS Centenário, instalada dentro do Parque Centenário Erny Carlos Heller. Todas as pessoas que forem atendidas ali, como já ocorre com os pacientes acolhidos na UBS Santo Antônio, terão a estrutura do Centro como referência para retirada dos remédios receitados.

Segundo Cristina, a Farmácia da UBS Centro já atende, em média, a cerca de 7.000 pessoas por mês. “Com a oferta de novos serviços na região (no Centenário), este número deve aumentar”, projeta. Além disso, no modelo atual, os pacientes que não tinham como buscar os medicamentos de manhã eram obrigados a se dirigir até a sede da Secretaria Municipal da Saúde, na Timbaúva, onde o atendimento ocorria o dia todo. “Agora, esses transtornos deixam de existir”, comemora.

A ampliação do horário de atendimento na farmácia da UBS Centro deve provocar um efeito colateral positivo na unidade instalada junto à Secretaria. Desde que o Plantão 24 Horas começou a funcionar lá, as filas na farmácia aumentaram, pois a maioria dos pacientes já deixa o local com a medicação prescrita durante a consulta. “Significa que, na prática, todos serão beneficiadas pela funcionalidade e pela agilização dos atendimentos”, ressalta Cristina.

Os atendimentos feitos na farmácia da Secretaria, somados com os que já ocorrem na estrutura do Centro, totalizaram em torno de 21 mil pessoas no mês de julho. Apesar de a legislação exigir a presença de farmacêutico em tempo integral, a ampliação dos serviços no Centro não implica em aumento das despesas. “A gente redimensionou as escalas desses profissionais para assegurar a melhoria sem a necessidade de contratar mais pessoas”, conclui a secretária.

Saiba mais
A Prefeitura tem o dever de fornecer aos pacientes do SUS os remédios do chamado “componente básico”. É o grupo que contem os medicamentos e insumos destinados ao tratamento precoce e adequado dos problemas mais comuns e/ou prioritários, passíveis de atendimento em nível básico, incluindo aqueles relacionados a agravos e programas de saúde específicos. A lista considera o perfil endemiológico de cada município.

Últimas Notícias

Destaques