Ataques a banco caem 90% em abril no Estado

O secretário da Segurança Pública e vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, divulgou nesta quinta-feira,14, em transmissão ao vivo pela internet, os indicadores criminais do Rio Grande do Sul referentes ao mês de abril, com análise sobre a influência do distanciamento social nos principais índices.

Com redução na circulação de pessoas nas ruas e com o efetivo da Brigada Militar mantido, integralmente, houve uma queda histórica no número de ataques a bancos, por exemplo. Conforme o secretário, em abril de 2019 foram registrados 10 ataques a bancos no Rio Grande do Sul, já em abril de 2020 houve apenas um ataque. “É o melhor dado de toda a série histórica deste tipo de crime”, avalia Ranolfo Vieira.

Os crimes contra o patrimônio também tiveram queda expressiva.Roubo de veículos registrou redução de 21,3%. Em abril do ano passado foram 1.011 veículos roubados. Em abril deste ano o número é de 796.Furto de veículos teve redução de 36,7% (1.134 em 2019 / 718 em 2020).”Nos roubos em geral tivemos redução de 56,4% e nos furtos a redução é de 51,8%”, diz o secretário.

Já os homicídios tiveram crescimento de 3,9%, passando de 152 em abril do ano passado para 158 no mesmo período de 2020. “Desses 158 homicídios, 22 deles são de indivíduos que foram colocados em liberdade, no período de março e abril deste ano, em razão da pandemia”, destaca o secretário. “Esses indivíduos estão mais protegidos dentro do sistema penitenciário, do ponto de vista de serem vítimas de homicídio”, acrescenta Ranolfo.

O crime de Latrocínio – roubo seguido de morte – se manteve estável com oito registros em ambos os períodos. Os Feminicídios tiveram aumento de quatro casos, neste ano foram 10 registros.

Últimas Notícias

Destaques