Associação da Citricultura do Vale do Rio Caí é formalizada

Um público de mais de 100 pessoas participou do evento que formalizou a Associação da Citricultura do Vale do Rio Caí (Acvarc). A atividade, organizada pela Emater/RS-Ascar e Sebrae/RS foi realizada no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida da localidade de Faxinal, em Montenegro, na terça-feira, dia 30 de abril. Na ocasião foi realizada leitura do estatuto da entidade que, após ajustes, foi referendado e também feita a adesão de sócios, que também integrarão o programa Juntos Para Competir do Sebrae.

Busca por uma marca coletiva do fruto do Vale do Caí é um dos objetivos da entidade
FOTO: Arquivo/Jornal

Parte do projeto de fortalecimento e promoção da cadeia citrícola do Vale do Caí, a associação buscará prestar apoio e orientação para a produção de frutas cítricas e derivados de qualidade, além de trabalhar para a adoção de uma marca coletiva a ser utilizada na identificação dos produtos cultivados e comercializados por seus associados. “A intenção é a de valorizar os citros com oferta de padrão reconhecido de qualidade aos consumidores”, ressaltou o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater, Derli Bonine.

Integram a Acvarc produtores individuais, cooperativas de produtores, associações de cooperativas e produtores, viveiristas de mudas cítricas, comerciantes, casas de comercialização e de embalagens – as packing house – e agroindústrias familiares. “A Associação também trabalhará na busca da identificação de gargalos, a partir do mapeamento de todos os elos da cadeia produtiva”, destacou Junior Utzig. “E isto possibilitará a tomada de decisões conjuntas, com maior planejamento e de forma amplamente democrática”, avaliou o representante do Sebrae.

Para Bonine, a proposta de constituição de uma Associação que integra todos os 19 municípios do Vale do Caí é parte do planejamento estratégico para a citricultura local, que tem como proponente a Câmara Regional de Citricultura. “A intenção geral é estabelecer estratégias em curto e médio prazo que valorizem a fruta cítrica no mercado, gerem visibilidade, como em ações de marketing, e abra mercados para laranjas, bergamotas e limões com alto valor agregado”, reforçou.

Empossada presidente da entidade, a agricultora Elisandra Kehl, da localidade de Fortaleza, em Montenegro, garante ser este um grande desafio que só terá sucesso com o apoio de todos os associados. “É um compromisso que terá como resultado a permanente busca pela qualidade daquilo que produzimos”, avaliou. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli concorda com a produtora. “Este é um dia histórico e que constitui um espaço importante para o fortalecimento da principal cadeia produtiva da região”, frisou.

Diretoria
Presidente: Elisandra Kehl
Vice-Presidente: Sandro Henrique da Motta
Primeiro Secretário: Charles Eduardo Kauer
Segundo Secretário: Márcio José Hansen
Primeiro Tesoureiro: José Luiz Kirst
Segundo Tesoureiro: Márcio Luciano Mello

Conselho Fiscal
Darnei Pertille
Izana Terezinha Diogo
Gilvane Daniel Nied
Leonardo Mateus Kunz (suplente)
Harvey Spohn (suplente)
João Batista Viegas (suplente)

Últimas Notícias

Destaques