Grêmio Gaúcho e Cantegril seguem buscando alternativas para concluir as disputas
Suspensos temporariamente em virtude das novas regras do Distanciamento Controlado divulgadas pelo Governo do Estado na última semana, os campeonatos de futebol sete do Cantegril e do Grêmio Gaúcho ainda têm futuro incerto. As diretorias seguem trabalhando para retomar as disputas a fim de concluir os torneios até o dia 19 de dezembro, mas até o momento, nada foi definido.
Nos dois clubes, restam apenas duas fases (semifinal e final) para o término da competição. Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio Gaúcho, Edison Zang, o Edinho, salienta que os protocolos que já estavam sendo adotados serão mantidos e reforçados caso os clubes consigam contornar a situação atual. “A ideia é impor o maior critério de rigor na questão sanitária, do distanciamento, e só permitir a entrada dos jogadores e da comissão técnica nas dependências do clube. Os membros da equipe poderão chegar 15 minutos antes de seus jogos e terão que sair no máximo 15 minutos depois”, frisa.
Além disso, continuará havendo espaçamento de 30 minutos entre cada jogo, higienização dos bancos de reservas a cada partida, medição de temperatura, álcool gel na entrada, e uso de máscara obrigatório por todos até o início do jogo – os atletas que estiverem no banco de reservas devem utilizar também.
“Não houve nenhum fato de surto de Covid-19 em times do clube. Temos a necessidade de concluir o campeonato. Os clubes vão ter um baque financeiro muito grande caso não consigam finalizar as disputas em 2020. Estamos tentando ver uma forma de retomar o campeonato com segurança, dentro do decreto que permite interpretações. O único órgão que pode avaliar é o Governo do Estado”, argumenta Edinho.
O decreto citado pelo dirigente foi publicado na última semana pelo Governo do Estado e cita a “permissão de funcionamento de atividades em locais abertos, com controle de acesso, vedado alimentação e bebidas (shows, espetáculos, drive-in, parques de aventura, zoológicos, etc.)”. Esse item permite a realização da disputa, porém, nas medidas referentes às competições esportivas, a disputa de campeonatos envolvendo atletas amadores está vedada pelo Estado.
A retomada ou não do campeonato para o próximo sábado deve ser definida nesta quinta-feira, de acordo com Edinho. “Sabemos que o ideal era não haver jogos, mas também sabemos que a saúde do clube depende disso. Ainda estamos em avaliação interna quanto à rodada de sábado. Acredito que nesta quinta-feira tenhamos o parecer final”, completa.
Na última semana, os clubes cogitaram buscar um acordo com a Brigada Militar e a Prefeitura para dar continuidade às disputas com segurança. Porém, somente o Governo do Estado pode avaliar essas questões. “O Governo é quem determina as regras. Temos o nosso plano de contingência pronto desde o início do campeonato, e de forma alguma vamos infringir a lei”, relata Alexandre Mello, vice-presidente eventos do Cantegril.