Projeto Poesia em Movimento foi lançado na sexta-feira e receberá inscrições entre 13 de junho e 18 de agosto
Com o objetivo de estimular a leitura e a produção de obras inéditas por alunos, comunidade e escritores de Montenegro, foi lançada na sexta-feira, 12, a 10ª edição do Poesia em Movimento, programa desenvolvido pela Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira.
Durante o ato de lançamento, a diretora da Biblioteca, Ana Valdeti Martins, falou sobre a visibilidade que o Poesia em Movimento adquiriu ao longo dos dez anos em que vem ocorrendo. “É um grande prazer e muita felicidade podermos lançar o décimo ano do projeto Poesia em Movimento”, comemorou.
Para a secretária municipal de Educação, Silvana Schallenberger, o projeto tem o importante papel de difundir a poesia na comunidade e, neste ano, de forma especial, conseguir aliar a Feira do Livro com o aniversário da Biblioteca. “Para nós, é um prazer muito grande participar de mais uma edição do Poesia em Movimento”, afirmou a secretária.
Na edição de 2016, foram mais de 540 inscrições e 60 poesias selecionadas circularam nos ônibus urbanos de Montenegro. Neste ano, novamente, serão escolhidas 60 obras entre as quatro categorias do projeto. A entrega da premiação será no dia 25 de novembro, aniversário da Biblioteca Pública, que neste ano acontece durante a programação da Feira do Livro.
A representante da Viação Montenegro, Aline Riffel, defendeu a iniciativa, que já se consolidou no Município e representa uma importante ferramenta de incentivo à educação, com a escrita e a leitura, além de estimular o senso crítico e a emoção. “A gente percebe em um cliente da Viação, quando está indo trabalhar, em um dia pesado que às vezes tem pela frente, que ler uma mensagem tão positiva pode transformar o dia. Ou uma poesia que traz alguma crítica pode causar uma reflexão para mudar realmente o cenário que a gente está vivenciando hoje”, avalia ela.
Saiba como participar da iniciativa
As inscrições poderão ser feitas a partir de 13 de junho até 18 de agosto. A 10ª edição do Poesia em Movimento é direcionada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além da comunidade e escritores de Montenegro. Cada participante pode inscrever até três obras.
A poesia é de tema livre e deve ter, no máximo, dez linhas. Deverá conter o título da obra e o pseudônimo (nome fictício usado pelo autor de uma obra), ser entregue em envelope tamanho ofício, que também deve ser identificado com o mesmo pseudônimo, e a sua categoria. Em outro envelope menor, lacrado e identificado com o pseudônimo, o participante deverá colocar a ficha de inscrição, que pode ser obtida na Biblioteca Pública Municipal.
Os trabalhos também devem ser entregues, neste formato e até o dia 18 de agosto, na Biblioteca Pública, localizada no interior do Parque Centenário.
As obras inscritas serão selecionadas por uma comissão, formada por profissionais em Educação, funcionários da Biblioteca e escritores. A decisão da comissão será anunciada na cerimônia de aniversário da Biblioteca Municipal, no dia 25 de novembro.
Os autores vencedores, além de receber troféu (nesse caso as duas melhores obras, uma da área urbana e outra do interior), terão seus textos fixados nas linhas do transporte coletivo urbano de Montenegro.