Berço de diversos projetos culturais, não é por acaso que Montenegro possui o título de Cidade das Artes e encanta quem passa a conhecê-la. Em uma breve passagem pelo município, o saxofonista e flautista Pedrinho Figueiredo, e a cantora premiada Anaadi, destacaram a importância da produção cultural presente por aqui, onde o percussionista, baterista e compositor Mimmo Ferreira desenvolve vários trabalhos artifícios.
A Cidade das Artes ficou pequena para o encontro de grandes nomes da música gaúcha na última edição do projeto ‘Toque Show’, realizado no Espaço de Arte Nonô Jazz. Na ocasião, a cantora Anaadi e o instrumentista Mimmo protagonizaram um bate-papo especial e falaram sobre acontecimentos significativos em suas carreiras, formação e curiosidades. Ainda, durante o encontro, conduzido por Pedrinho, os músicos destacaram o carinho, acolhida e participação do público montenegrino, que lotou a casa de eventos e fez bonito quando o tema é Música Popular Brasileira (MPB). “A impressão que eu tenho é de uma cidade bastante acolhedora para a arte”, disse Anaasi, que se apresentou pela primeira vez no município. “Cheguei aqui sendo recebida por um público bastante sedento pela musica que a gente veio fazer e pelas histórias que viemos contar”, completou a artista, que ainda destacou o conhecimento musical do público que fez coro ao som canções de Lupicínio Rodrigues e Luiz Gonzaga.
Financiado pelo Governo do Estado, por meio do Sistema Procultura-RS FAC, o Toque Show é um projeto que promove encontros com diferentes compositores, cantores múscos, onde o público pode interagir fazendo perguntas e conhecendo um pouco mais sobre seus artistas favoritos. “Eu tinha que encontrar um artista que teria sentido para mim em participar dessa proposta, assim como uma cidade que também tivesse algum sentido”, disse Pedrinho, idealizador do projeto e uma das personalidades mais importante do cenário musical gaúcho. “Lembrei do trabalho do Mimmo e fomos construindo a ideia, junto a Anaadi e a Nonô, que gentilmente cedeu o espaço e tornou tudo mais especial”, acrescentou.
Lisonjeado em poder dividir o palco com os dois artistas na última quinta-feira, 23, Mimmo contou que viu o projeto nascer. “Desde que o Pedrinho anunciou a primeira edição do Toque Show, eu o acompanho”, revela o artista. “Depois que ele expandiu o projeto para o interior achei genial, e quando fui convidado a participar fiquei muito honrado e feliz”, disparou o instrumentista, que atualmente reside em Montenegro após morar 26 anos em Porto Alegre.
No Rio Grande do Sul, Mimmo se tornou uma grande referência de difusão do Candombe (ritmo proveniente da África, e que tem sido parte importante da cultura uruguaia por mais de 200 anos), sendo reconhecido com duas indicações ao Prêmio Açorianos de Música. “Nós escolhemos Montenegro como nossa cidade há quatro anos e gostamos muito de morar aqui, uma cidade acolhedora e que nos proporciona diversas experiências no campos das artes”, revela Mimmo.