Nesta semana haverá decisões em relação à 20ª Feira Natalina de Artesanato & Produtos Coloniais de Montenegro, que neste ano estará concentrada na Casa do Artesão (rua Capitão Cruz). A Diretoria de Turismo está convocando os interessados em participar para uma reunião, quinta-feira, dia 24, às 18h30min, na Estação da Cultura. A Feira acontecerá entre 28 de novembro e 22 de dezembro, dentro da programação do “Natal É Arte”.
O diretor de Turismo, Jaime Büttenbender, ressalta que serão definidos os participantes e a organização do evento. “Neste ano serão disponibilizados gazebos, temos em torno de 12 gazebos, aos participantes. Será uma extensão da Casa do Artesão”, explica. Essa organização na praça é a principal pauta da reunião, de interesse especialmente àqueles que não integram a Casa. Com a criação do espaço ao artesãos não haverá mais as grandes tendas para feiras de Natal e Páscoa.
Para participar da Feira é preciso integrar algum dos grupos de artesanato de Montenegro: Mercado de Artesanato, Amarti, Gols/Emater, Brique na Estação ou Coletivo Empreendedoras Negras. Mais informações pelo telefone (51) 984-559-654.
Decoração de Natal ainda sem definição
Em relação à decoração natalina nas ruas e espaços públicos de Montenegro, Jaime Büttenbender revela que o processo de contratação das empresas ainda não foi definido, como era esperado. Isso deveria ter acontecido na quarta-feira, dia 16, para a compra de enfeites; e na quinta-feira, 17, para a locação de itens.
“As empresas estão ainda em fase de entregar documentação. Por lei a gente é obrigada a dar um prazo legal”, explicou. Nesta terça-feira, 22, o contrato de locação já estaria pronto para assinatura. Já o processo de compra estava em prazo de dois dias para contestação por alguma empresa.
O diretor revelou que algumas que deram orçamento acabaram se retirando depois, alegando não terem os itens exigidos no contrato. Büttenbender acredita que este é um reflexo da punição imposta aquela que em 2021 não cumpriu o combinado.